Com certeza você já se pegou na situação de precisar de slide e não ter onde fazer, ou por não querer pagar os softwares de slides, ou por não ter memória em seu computador para ter um já que são softwares um pouco pesado. Felizmente hoje em dia temos alternativa de criar slide gratuitamente usando uma ferramenta do Google, mais especificamente o Google Slides, onde você não precisa baixar nada, pois tudo é feito online.

ACESSAR
Compatível com todos os navegadores

O que é Google Slides?

O Slides do Google é uma ferramenta 100% gratuita e online, tendo ai ferramentas parecidas com a de um software do office, o PowerPoint.

O Google Slides é vinculado na sua conta do Gmail, então não é necessário criar login e senha, todos os arquivos são salvos na sua conta.

Como usar o Google Slides?

Vou dividir as partes de como usar o software em passos separados para caso você se perder, tirar um dúvida ou ver algo específico no texto e não ter que reler tudo novamente.

1° Passo – Configuração de conta

Para começar é necessário que você entre no site do Slides [acessar site], por padrão ele vai configurado com a conta que você já está logado no seu navegador, caso você esteja logado em alguma conta Google. Mas caso você queira mudar após abrir um documento vai lhe dar a opção de mudar de conta, mais para frente do texto irei mostrar.

Agora que já abriu o site veja que aparece duas opções para criar documento, uma é pessoal e a outra para empresas. Se você só estiver querendo criar um slides simples recomendo o pessoal, mas caso o slides envolve muitas pessoas, um slide mais complexo, dá uma olhada no Google Workspace, nosso tutorial vamos usar o Google Pessoal.
Google slides empresa
Agora que já estamos dentro do documento, observe que na parte superior a direita existe uma seta, caso ela esteja para baixo igual a imagem abaixo clique nela, caso contrário deixe como estar.
slides
No canto superior à direita temos ali seu e-mail representado por sua foto. Caso você queira mudar a conta para usar o Google Slides é só clicar em cima da foto e selecionar qual conta quer usar.
Conta no slides

2° Passo – Partes do Google Slides.

Nesse lado esquerdo da tela temos os seus slides, aqui você pode mover, apagar, duplicar, copiar e colar slides.
slides no google slides
Agora do lado direito temos alguns plugins do seu e-mail que você pode usar.
Pugins do gmail
No meio temos o seu slides para edição do momento, por padrão o primeiro slides é o slide título.
slides default
Na parte de cima é que encontra as ferramentas de edição.
ferramentas do google sldies
No canto inferior no meio temos a opção de adicionar um comentário, e no canto inferior à esquerda temos a opção de selecionar como queremos ver todos os slides.
canto inferior

3° Passo – As ferramentas de Slides

A parte de cima do slides se encontra as ferramentas. Perceba que nela existe uma divisória, a parte superior dessa divisória é onde fica as ferramentas de slides (inserir documento, apresentar, nomear e etc).
slides edição
Na primeira linha dessa parte, do lado do ícone do Slides você pode nomear sua apresentação, na estrela você pode favoritar ela, na pasta você pode mover o arquivo para algum lugar e a nuvem serve para ver o estado do arquivo, se está salvo ou não.

Nessa mesma linha mas no canto direito temos um ícone de mensagem, nele você pode adicionar notificações ou comentários, ao lado temos o botão apresentar que como o nome já diz ele apresenta o slides, mas se quiser pode apertar o Ctrl+F5 para apresentar, e para sair é só apertar ESC, ao lado tem opção de compartilhar, aonde você compartilhar o documento com alguma pessoa ou grupo, ou por meio de link.
aprensetar e compartilhar
Na segunda linha dessa parte se encontra algumas opções, vou lhe apresentar elas:

    • Ficheiro: Aqui se editar o arquivo, tem como compartilhar, salvar, apagar, mudar, abrir um novo arquivo, idioma e coisas do tipo.
    • Editar: Você pode fazer as funções de anular e refazer uma ação, copiar, colar, duplicar, cortar e etc.
    • Ver: Essa parte tem as opções visuais, apresentar, mover, zoom, modo grelha, entre outros.
    • Inserir: Você pode inserir arquivos e objetos aqui, do tipo fotos, gráficos, vídeos, caixa de texto, diagrama e etc.
    • Formatar: Essa opção só está disponível quando você seleciona um texto, nele você pode formatar o texto (fonte, alinhamento, justificar e etc).
    • Dispositivos: Aqui você vai mexer na quantidade de slides, inserir um novo, mudar, ignorar, duplicar, transição, fundo e etc.
    • Dispor: Assim como o Formatar ele só funciona se você selecionar algo, pode ser um texto, objeto, foto e etc, o que ele faz é definir a ordem dos elementos, quem fica na frente de quem.
    • Suplementos: Caso você queira ter mais ferramentas no Google Slides.
    • Ajuda: Essa opção te dá ajudas de como usar o Google Slides.

Também após essas opções há um texto “A última atualização…”, e se clicar nesse texto ele vai te levar ao histórico de versões. Toda vez que seu arquivo é modificado ele é automaticamente salvo e gerado uma nova versão dele, sendo possível visualizar versões antigas ou até mesmo restaurar versão antiga caso queira.

4°  Passo – As ferramentas de edição

Já as opções de baixo são para editar um slides específico (objetos, imagens, estilo de texto, esquema, transição e etc).
edição do google slides
Aqui basicamente é um atalho da parte de cima, o ícone de “+” adiciona um novo slides, ao lado tem os botões anular e retroceder, imprimir, e o ícone com um rolo de tinta ele serve para você passar um estilo de texto para outro texto, é bem simples usar ele, é só selecionar a formatação de algum texto que você fez, clicar no rolo de tinta, e depois clicar no texto onde você deseja, ao lado temos o zoom, o cursor, inserir imagens, formas, linhas, comentários, imagem de fundo, esquema (como o slide vai ficar formatado em questão de lugar), o tema do slides, e a transição (qual efeito que vai passar quando o slides for mudado).

Selecionando o texto ele também te dá as opções de formatação de texto nessa mesma linha onde estão os ícones, e também selecionando o texto e aperta com o botão direito do mouse ele vai te dar mais atalhos rápidos.

5° Passo – Apresentação

Agora que você já sabe como usar o Google Slides vou deixar aqui umas dicas de como criar uma apresentação boa [clique aqui].

E aí, já usou essa ferramenta? Se sim, diga aí nos comentários abaixo. Mas se ainda não, então acesse agora e comece a usá-la.

ACESSAR
Compatível com todos os navegadores

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui