Conheça os benefícios do gerenciador de dispositivos móveis
IMAGEM: violetkaipa/Depositphotos | EDIÇÃO: Proddigital

Os dispositivos móveis são fundamentais para as empresas e sua importância cresce a cada dia que passa. De acordo com uma estatística da Digital Strategy Consulting, 60% dos funcionários usam aplicativos para atividades relacionadas ao seu trabalho.

Esse é apenas um dos vários dados que mostram como os dispositivos móveis já invadiram o cotidiano corporativo, não para lazer ou entretenimento, mas sim para que o desempenho das atividades de cada colaborador seja cada dia melhor.

Com essa realidade, é fundamental que as empresas invistam em medidas tecnológicas para os celulares e demais dispositivos móveis corporativos, já que dados e informações sigilosas são recebidas e transmitidas por eles constantemente, e a melhor alternativa é usar um gerenciador de dispositivos móveis.

Entenda melhor do que se trata essa solução, como ela pode começar a ser utilizada e quais são os benefícios obtidos pelas empresas que o adotam, bem como outras estatísticas que ressaltam a importância de seu uso.

Continue abaixo e vamos ver o que é e como funciona esse gerenciador de dispositivos móveis.

O que é o gerenciador de dispositivos móveis?

Também conhecido como Mobile Device Management ou simplesmente MDM, é um software responsável por gerenciar os dispositivos da empresa em relação à proteção dos dados e informações que passam por eles, bem como ao monitoramento consumo de telefonia e internet.

A solução pode ser integrada aos principais sistemas operacionais dos dispositivos móveis e seu controle é feito através de uma plataforma web, cujo acesso pode ser feito de qualquer dispositivo com acesso à internet.

Essa é uma alternativa que se torna cada vez mais necessária para as empresas, já que o número de dispositivos móveis e o seu uso não para de crescer. Outras estatísticas ajudam a entender melhor essa situação, seguidas de suas respectivas fontes:

  • O número de usuários de celular em todo o mundo era de 4,15 bilhões em 2015 e estima-se que chegue a 4,78 bilhões em 2020 (Statista).
  • 71% dos funcionários gastam mais de 2 horas por semana acessando informações da empresa através de dispositivos móveis (Fierce Mobile IT).
  • Quase 9 a cada 10 usuários de aplicativos dizem que os apps para trabalho mudaram seu comportamento profissional (Digital Strategy Consulting).
  • 59% dos entrevistados acreditam que suas empresas são muito lentas em relação ao desenvolvimento de aplicativos para o trabalho (Digital Strategy Consulting).

Fica claro que o número de celulares, tablets, notebooks e demais dispositivos móveis tem crescido e deve se manter assim por ainda muito tempo, já que eles são capazes de agilizar e facilitar a realização de uma série de tarefas, e com isso surgem certos cuidados.

Ao mesmo tempo em que o fato de serem dispositivos móveis ajuda na praticidade, isso pode torná-los mais sujeitos a invasões e interceptações de dados, já que sempre estão conectados à rede e muitas vezes junto a arquivos e informações de ordem pessoal.

É por isso que o MDM (gerenciador de dispositivos móveis) é a solução perfeita para que empresas de todos os portes e segmentos tenham total controle sobre seus dispositivos e, assim, evitem gastos e riscos desnecessários.

Veja também:

Como o MDM funciona?

O funcionamento é simples, embora muito eficiente. Quando ele está presente nos celulares, tablets, notebooks e dispositivos móveis, aplicativos não autorizados não podem ser instalados, o que evita a perda de produtividade e também a interceptação de dados e informações.

As lojas de aplicativos de cada sistema operacional trazem uma grande quantidade de opções para as mais variadas finalidades, mas os dispositivos corporativos devem ser voltados apenas ao âmbito profissional, e não pessoal. Por isso, os gestores podem ter esse tipo de controle.

Porém, seu funcionamento vai muito além disso. Ele também dá à empresa todo o controle necessário sobre os gastos com telecomunicações, os quais devem ser exclusivos para fins corporativos, salvo exceções combinadas entre os gestores e colaboradores.

Por mais que campanhas de conscientização sejam feitas nas empresas, sempre existe a possibilidade de que o uso dos celulares e dispositivos corporativos por parte dos colaboradores não seja feito da melhor maneira possível, o que pode trazer custos adicionais à empresa e colocar sua segurança em risco.

O mesmo se aplica ao uso da internet, que é essencial para uma série de atividades profissionais, mas cujo uso indevido pode esgotar a franquia contratada antes do prazo e, assim, impossibilitar a realização das devidas atividades.

É importante ressaltar que o uso de um software como gerenciador de dispositivos móveis é legal e não se configura como violação de privacidade, já que os aparelhos corporativos são oferecidos especialmente para atividades diretamente relacionadas ao trabalho.

Logo, em suma, a finalidade do MDM é garantir o sigilo dos dados e informações da empresa e de seus clientes e, ao mesmo tempo, evitar custos não planejados em relação à telefonia e ao uso da internet móvel.

Quais são as vantagens em utilizar o MDM?

Entre todas, as que mais se destacam são as seguintes:

  • Praticidade: compatível com os principais sistemas operacionais, basta que ele seja instalado em todos os dispositivos que se deseja gerenciar e o controle pode ser feito por uma plataforma web e de qualquer lugar, já que funciona através da nuvem.
  • Segurança: saber que cada informação sigilosa está protegida é fundamental para todas as empresas, dado o alto valor de cada uma delas e o impacto que o acesso por pessoas não autorizadas poderia causar.
  • Economia: a implantação do software de gerenciamento de dispositivos móveis pode trazer uma economia considerável à empresa, graças ao melhor controle de gastos com telefonia e internet, além de reduzir drasticamente as chances de invasões aos dispositivos, o que poderia resultar em custos bem altos.
  • Melhores resultados: com uma vasta gama de aplicativos disponíveis nas lojas de apps de cada sistema operacional, as chances de perder produtividade são muito grandes. Com o MDM, apenas aqueles autorizados podem ser utilizados, o que resulta em um ganho considerável na capacidade produtiva dos colaboradores.

Investir em um bom sistema de MDM (gerenciador de dispositivos móveis) é capaz de impactar positivamente nos resultados e no faturamento da sua empresa, além de garantir que ela esteja devidamente protegida. Por isso, aproveite essa oportunidade e veja como as melhorias serão notáveis sob vários aspectos, desde a segurança até a economia na gestão de contas.

curso de bateria online - bruno graveto

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here