O futuro da indústria no digital

A transformação digital é algo que, mesmo de forma imperceptível, já tomou conta de diversos setores. E o ramo industrial também não ficou fora dessa.

Para você ter uma ideia, a transformação digital pode ser considerada como a maior transição social já criada e que pode mudar a vida de muitas pessoas e, principalmente, os processos e o dia a dia de muitas empresas.

Por essa razão, é hora das indústrias se atentar às mudanças no mercado e se adaptarem à nova realidade.

Isso significa que fazer essa transição já se tornou uma questão de prioridade para as empresas do ramo, seja indústrias alimentícias, fábricas de componentes industriais e até mesmo empresas de tratamento de água industrial, entre qualquer outro negócio do setor.

Com a transformação digital, uma indústria pode ter mais facilidade para entender os seus clientes, a sua jornada de compra, além de gerar novas experiências e ampliar o seu relacionamento. Como resultado, ela poderá levar mais inovação ao mercado e se destacar.

Para se encaixar à indústria do futuro, é preciso se adaptar e essas mudanças e migrar para o digital.

Essa mudança faz parte da chamada de indústria 4.0 (A Quarta Revolução Industrial). E se você quer saber mais sobre o futuro da indústria no digital, nós elaboramos este post para te explicar sobre todos os detalhes do assunto. Vamos lá?

1. Aprendizagem de máquinas e Inteligência Artificial

Talvez possa ser um pouco difícil pensar em como uma indústria pode migrar para o digital, não é mesmo?

Por exemplo: uma indústria de sensor de temperatura e umidade possui máquinas, equipamentos, dispositivos e toda mão de obra para que as linhas de produção permaneçam funcionando e a empresa se desenvolvendo.

No entanto, mesmo quando nos referimos aos processos operacionais, o digital já chegou para torná-los mais simples e dinâmicos. Uma dessas formas é por meio do uso da inteligência artificial, ou apenas IA.

Com a inteligência artificial é possível fazer com que máquinas e dispositivos sejam capazes de assimilar e entender os processos industriais,

2. Internet das coisas

Outra tendência digital para a indústria é a internet das coisas. Também conhecida como IoT, ela é uma das criações de inteligência artificial que simplifica os processos de produção.

Basicamente, a internet das coisas tem como objetivo conectar máquinas e equipamentos à redes locais e internet, fazendo com que os mesmos possam atuar de forma autônoma, isto é, sem a intervenção humana.

Com a internet das coisas, uma empresa pode se conectar a uma plataforma digital e monitorar o desenvolvimento e funcionamento das máquinas em sua indústria. Incrível, não é mesmo?

3. Manufatura Aditiva

Por fim, mais uma das tendências digitais para a indústria é a manufatura aditiva. Conhecida também como impressão 3D, a manufatura aditiva possibilita a fabricação de diferentes tipos de componentes, atendendo às mais diversas necessidades.

Com o processo de impressão 3D, ao invés de comprar ímã de neodímio, uma indústria pode fabricá-lo, por exemplo.

Agora que você já entendeu mais sobre o futuro da indústria no digital, o que acha de acompanhar alguma dessas tecnologias e ter sucesso?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

Veja também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui