Se você tem um site ou negócio online realmente sério, saiba que, dentre os fatores necessários para que tudo funcione corretamente, está a contratação de um serviço de hospedagem de sites.

É a hospedagem que permite que seu site fique disponível para que seus clientes e visitantes o acessem; quem garante isso é o servidor oferecido pelo seu provedor de hospedagem.

Muitas vezes é comum que, por não terem um conhecimento técnico aprofundado no assunto, as pessoas contratem provedores de hospedagem que podem acabar prejudicando seu negócio ou site.

É preciso se atentar a alguns pontos fundamentais durante o processo de contratação de serviços de hospedagem, e nós viemos aqui apresentá-los a você.

Estes são pontos extremamente úteis que visam levantar o seguinte questionamento: A minha hospedagem está me prejudicando de alguma forma?

1 — Brechas no contrato

No mundo da prestação de serviços digitais, é comum nos depararmos com a oferta de pacotes de assinaturas mensais, trimestrais, semestrais e até mesmo anuais.

No caso dos serviços de hospedagem de sites, muitas empresas provedoras oferecem um desconto para quem contrata seus serviços por um longo período.

Num primeiro momento, a contração de pacotes pode parecer uma boa escolha; no entanto, algumas brechas no contrato firmado com a empresa podem vir ase tornar uma dor de cabeça.

Imagine que você contratou um pacote de serviço de hospedagem por seis meses. Se passaram apenas dois deles e você chegou à conclusão de que a empresa não está oferecendo aquilo que prometeu e que a qualidade do serviço é muito inferior em relação à que você esperava.

Você então tenta cancelar sua assinatura; mas, por uma brecha no contrato, se vê sendo obrigado a pagar taxas e multas para que isso seja feito. Situação desagradável, não?

Para evitar que situações como essa aconteçam, é necessário que haja transparência por parte da empresa provedora. Uma empresa séria e comprometida dificilmente cometeria um ato de desrespeito como esse com seus clientes.

Portanto, quando for fechar contrato com qualquer empresa prestadora de serviços digitais, procure conhecer sua reputação no mercado. Deste modo, as chances de você acabar sendo prejudicado diminuem significativamente.

2 — Custos adicionais

A hospedagem de sites não se baseia somente em manter o site funcionando; há pequenos detalhes que fazem toda a diferença e podem alavanca-lo. Como exemplo, podemos citar a emissão de certificados de segurança SSL.

O certificado de segurança SSL garante aos seus visitantes, e a outras plataformas, que todas as informações trocadas dentro de determinado site estão protegidas por criptografia de ponta.

Essa segurança extra afeta positivamente a visibilidade do seu site ou negócio online.

Dependendo da empresa provedora que você contrata, terá que pagar valores à parte para que seu site tenha um certificado de segurança.

Esse peso a mais no bolso pode acabar prejudicando o seu orçamento e te colocando numa situação extremamente desconfortável.

Por sorte, há empresas que oferecem o certificado de segurança SSL já incluso no seu pacote de serviços, como é o caso da Umbler.

Se certificar de que seu site é seguro e confiável é fundamental, e pode ser um fator decisivo na interação satisfatória com seus clientes e visitantes.

3 — Tecnologias ultrapassadas

Há muitas tecnologias que servem como apoio a um serviço de hospedagem de sites. Um nicho que merece destaque é o da atualização e gerenciamento de arquivos e projetos.

Como é importante que o site esteja online 24/7, todo o processo de gerenciamento dos seus componentes deve ser realizado de maneira ágil e prática, de forma que não prejudique seu funcionamento.

Muitos provedores de hospedagem acabam oferecendo tecnologias ultrapassadas para apoio à manutenção de projetos, como é o caso das que utilizam o Protocolo de Transferência de Arquivos — também conhecido como FTP.

Por ser uma tecnologia já considerada arcaica para o gerenciamento de arquivos, o FTP pode levar a erros indesejados, publicações malsucedidas e até mesmo problemas com a segurança do seu site.

Para contornar tais problemas, a melhor opção é o uso das tecnologias apropriadas.

Dentre as principais, podemos citar a tecnologia Git — que possibilita a realização de manutenções de forma estratégica e com alta confiabilidade — e o uso de deploys automáticos — basicamente, eles possibilitam que, depois de desenvolvidos, os seus projetos sejam colocados em produção no servidor de modo que não sejam necessárias configurações constantes de seus componentes.

Veja também:

4 — Suporte ineficaz

Além da qualidade no serviço de hospedagem oferecido, é importante poder contar o suporte adequado para garantir que suas dúvidas sejam sanadas e eventuais problemas sejam solucionados.

Contudo, muitas empresas não oferecem o suporte necessário para atender às necessidades dos seus clientes.

Uma equipe de suporte composta por pessoas incapazes de lidar com os diferentes tipos de problemas que podem surgir pode acabar te causando aborrecimentos e te fazer perder tempo.

Você não quer isso, certo? Então, novamente, verificar a reputação da empresa a qual você contrata é fundamental no processo de contratação de um serviço.

5 — Hospedagem compartilhada

Algumas empresas oferecem seus serviços com valores abaixo do mercado. Por um lado, isso parece ser um ponto positivo; no entanto, é preciso avaliar as circunstâncias que possibilitam essa redução de custos.

Uma tática bastante usada pelas empresas provedoras de hospedagens é o sistema de hospedagem compartilhada.

Esse sistema possibilita um menor custo a você, o consumidor final, porque lida com vários usuários de uma só vez.

Mas o que isso significa? Significa que o serviço oferecido não é personalizado e que sites de outras pessoas estão alojados juntos ao seu.

A hospedagem compartilhada não é indicada para pessoas que têm sites com alto tráfego, uma vez que isso pode gerar sobrecargas no servidor.

Essa sobrecarga pode acabar deixando o seu site ou negócio online inativos por tempo indeterminado, pondo em risco todo o dinheiro que você investiu nele até então.

Para garantir a estabilidade do seu site, se torna vantajoso o uso da hospedagem não compartilhada.

Deste modo, seu site poderá suportar um grande número de visitantes sem que haja problemas com o servidor.

6 — Técnicos desqualificados

Não adianta muito a empresa de hospedagem te oferecer inúmeros serviços e benefícios se seu escopo de técnicos não possuem as qualificações necessárias para atender às suas requisições.

A presença dessa mão de obra desqualificada acaba sendo um aspecto extremamente negativo para você.

É ideal que os técnicos que administram sua hospedagem sejam profissionais bem-qualificados.

Assim, se torna muito mais fácil a personalização dos serviços que atendem a você e os seus visitantes, gerando a redução de tempo ocioso e problemas em relação ao atendimento especializado.

7 — Falta de manutenção do servidor

Uma das etapas cruciais durante o processo de gerenciamento da hospedagem é a do gerenciamento do servidor. Dentre as plataformas que oferecem o serviço de hospedagem, poucas são as que te fornecem esse tipo de suporte.

Dependendo de quem você contrata, fica por sua conta ter de lidar com o gerenciamento e manutenção do servidor. Essa é uma tarefa delicada, que requer tempo e planejamento.

Se você separa uma parte do seu tempo para lidar, exclusivamente, com o gerenciamento do servidor, pode acabar se prejudicando.

Ora, pense bem: não seria mais vantajoso utilizar esse tempo para adquirir novos clientes ou engajar visitantes para o seu site?

Claro que seria! Portanto, na hora de escolher um provedor de hospedagem, se quiser economizar tempo útil, procure por uma empresa que te ofereça apoio ao gerenciamento do servidor.

8 — Domínio único

Além da hospedagem, o registro de domínios é extremamente importante caso você queira identidade para seu site.

O domínio nada mais é do que o endereço eletrônico do seu site. Como exemplo, podemos citar o site da Google, cujo domínio principal é o www.google.com.

Agora, imagine que uma pessoa ou empresa decida, por qualquer que seja o motivo, que deseja que o seu site tenha um endereço similar ao da empresa norte-americana.

Obviamente, o domínio com a extensão “.com” já estará sendo utilizado; porém, outras extensões ainda poderão ser utilizadas, como “.com.br” ou “.net”.

É claro que, no caso da Google, a empresa já adquiriu domínios com outras extensões, garantindo a sua identidade. Faça você mesmo o teste: seja com a extensão “.com.br” ou com a extensão “.net”, o site da Google sempre te redirecionará para o mesmo endereço eletrônico.

Se você adquire um domínio e não se preocupa com suas extensões, corre o risco de que outros indivíduos e empresas acabem registrando sites com a sua marca.

É importante que o seu provedor de hospedagem saiba te orientar quanto a esses casos, oferecendo suporte a diversos domínios e te informando sobre todos os pormenores envolvidos na correta manutenção de um site.

O site Registro.br é o órgão responsável por controlar os registros de domínios no Brasil, verifique lá se o nome do seu site pode ser registrado, e se não foi ainda, então faça-o imediatamente antes que alguém registre primeiro.

9 — Serviços inflexíveis

Quando você já tem um domínio para o seu site e o hospedou, pode ser que se veja necessitando de atualizações em relação aos serviços oferecidos pelo seu provedor.

Quando este último não oferece flexibilidade de serviços, você pode acabar se prejudicando e tendo que lidar com recursos ultrapassados que não mais atendem suas exigências.

É extremamente importante prezar pela flexibilidade dos serviços oferecidos pelo seu provedor.

Pense bem: não seria inconveniente se o seu site começasse a engajar cada vez mais seguidores — o que exige uma estrutura mais robusta e eficiente por parte do mesmo — mas o seu serviço de hospedagem não possibilitasse a atualização de certos recursos?

10 — Falta de informações com qualidade

Atualmente, vivemos na chamada era da informação. Em relação a gerações passadas, nós temos muito mais ao nosso dispor no que diz respeito à abundância de informações e oportunidades para adquirir novos conhecimentos.

Quando você lida com um negócio digital, é fundamental que se mantenha bem-informado e atualizado acerca das tendências de mercado, planos de negócios, entre outros.

Muitas empresas vêm investindo na produção de conteúdo informativo para seus clientes. A principal forma de disseminar esses conteúdos são postagens em blogs e mídias sociais.

É claro que você pode, e deve, contar com fontes externas de informação. Escolher um site/blog de confiança para acompanhar te ajuda a se manter atualizado e te dá uma bagagem extra de conteúdo que pode melhorar a produtividade do seu empreendimento.

E aqui no Proddigital Negócio, você poderá encontrar muitas informações que com certeza serão úteis para você e o seu negócio.

Sugerimos que você comece visitando esse post sobre a Criação de um Plano de Negócios de Sucesso. Certamente te dará uma boa base para a criação de um plano de negócios eficiente.

Onde encontrar um serviço de hospedagem confiável

A esta altura, você já percebeu que há vários pontos que devem ser levados em consideração ao contratar um serviço de hospedagem de sites.

Nem sempre as empresas provedoras do serviço têm a estrutura e capacitação necessária para te atender.

É fundamental poder contar com uma empresa que oferece um serviço de qualidade e que disponibiliza o suporte necessário para que seu site seja bem-sucedido.

Uma das empresas que oferecem esse serviço especializado é a Umbler, através da sua plataforma.

O cuidado da empresa é perceptível desde o seu painel de gerenciamento até os benefícios oferecidos a você, consumidor.

Serviço de hospedagem de site - Painel de Gerenciamento da Umbler
IMAGEM: Divulgação/Umbler – Serviço de hospedagem de site – Painel de Gerenciamento da Umbler

Através de um painel altamente intuitivo, você pode gerenciar tudo o que toca o seu site, domínio e hospedagem: redimensionamento de tela, manutenção de aplicações e até mesmo a criação de pontos de restauração. Tudo fica mais simples!

É fato que apenas uma interface interativa não é o suficiente para assegurar a qualidade do serviço oferecido: há muito mais o que ressaltar.

Confira abaixo em quais aspectos o seu site ou negócio se beneficiarão com o serviço de hospedagem da Umbler:

  • Aproveitamento de tempo e recursos: lembra sobre o que falamos sobre poder contar com as tecnologias certas para que seu site funcione corretamente no tópico três? A Umbler lida com a tecnologia Git, através da plataforma GitHub, para administrar deploys e automatizar vários processos de manutenção dentro do seu site;
  • Gerenciamento fácil: a plataforma permite que você monitore o consumo de recursos dos seus servidores e acompanhe em tempo real os relatórios das suas aplicações. Isso facilita muito os processos de gerenciamento, te mantendo sempre a par do que cerca o servidor e o seu negócio online;
  • Segurança: concessão e revogação de permissões, e controle de acesso aos arquivos, não são um problema para quem utiliza os serviços de hospedagem da Umbler. Através do painel de gerenciamento, você pode definir até onde cada tipo de usuário pode ir.

Caso ainda tenha dúvidas quanto à qualidade da hospedagem oferecida pela Umbler, você pode conferir os depoimentos de alguns clientes logo abaixo:

Serviço de hospedagem de site - Depoimento de clientes satisfeitos com a Umbler
IMAGEM: Divulgação/Umbler – Serviço de hospedagem de site – Depoimento de clientes satisfeitos com a Umbler

Agora que você já tem noção de como garantir a qualidade do seu site, domínio e hospedagem, que tal conhecer melhor a Umbler? Te convidamos a experimentar a plataforma gratuitamente e tirar suas próprias conclusões.

montar negócio na internet

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here