Uma máquina virtual permite executar um sistema operacional dentro de outro sistema padrão, isto tudo no mesmo computador. Neste exemplo vai aprender a como instalar o Ubuntu com o VMware.
Execute o sistema operacional Ubuntu no seu computador Windows utilizando uma máquina virtual.
Assim é possível usar sistemas operativos, sem a necessidade de particionar o disco.
Deve ser utilizado para testar aplicações que apenas estão disponíveis exclusivamente para um sistema operacional. Além de também poder ser usado para testes de aplicativos em versões de desenvolvimento.
Como instalar o Ubuntu com o VMware
Pode saber mais sobre máquinas virtuais aqui. É explicado para qualquer tipo de usuário o que é uma máquina virtual, quais seus recursos e para que serve.
Este tutorial irá mostrar como executar o sistema operacional Ubuntu com uma máquina virtual.
Iremos utilizar o software VMware Workstation Player, pois é bastante simples de utilizar e tem funcionalidades bastante poderosas. Além disso está disponível uma versão gratuita.
Antes de mais nada, comece por baixar o software e siga os passos seguintes.
1º Instale o VMware Workstation Player e clique em “Create a New Virtual Machine”
BAIXAR
Compatível em Windows e Linux
Primeiramente escolha nas opções qual o sistema vai ser instalado.
Em seguida é o momento de carregar o arquivo do sistema operacional que pretende executar. Este arquivo está no formato .ISO e deve ser uma imagem.
Para baixar o arquivo do Ubuntu basta começar por acessar aqui e escolher a versão pretendida.
Assim se pretender instalar outros sistemas basta procurar na página oficial de cada e ir no separador de downloads para baixar o arquivo.
Observação: se no futuro pretender instalar o sistema macOS o arquivo a baixar não esta em .ISO, mas sim em .DMG.
2º Personalizar a sua máquina virtual
Desde já deve definir as informações básicas da máquina. Estas configurações apenas necessitam de ser feitas uma só vez.
Comece por definir um username e uma password para apenas você ter acesso a este sistema.
Isto pode ser totalmente ao seu gosto, estas informações são pessoais, além disso não alteraram o processo de instalação.
3º Escolher o nome da máquina virtual
Chegou o momento de definir o nome da máquina. É aconselhado colocar o nome do sistema operativo, de modo a que da próxima vez que abrir este sistema seja mais fácil de identificar.
É também o momento de definir a localização da máquina virtual no armazenamento do computador.
4º Capacidade do disco
É um passo bastante importante na criação de qualquer máquina virtual. Além de ter bastante influência no desempenho do sistema, também desse modo irá afetar toda a capacidade de processamento de memória.
O mínimo recomendado é 20 GB de espaço, no entanto é melhor aumentar esse valor para os 25 GB ou 30 GB. Isto depende do que pretende executar na sua máquina.
Se você pretender instalar aplicativos dentro do sistema que esta criando, então tem que colocar o espaço a contar com o valor da instalação desse software.
Continue para a próxima configuração para concluir.
5º Conclusão da instalação
O processo de criação e instalação da sua máquina virtual está finalizado. Sua máquina foi criada com sucesso. Irá ser possível ler todas as configurações que foram definidas anteriormente. Para iniciar a máquina basta clicar em “Finnish”.
Agora já pode utilizar a máquina de forma muito fácil. Basta clicar em “Play Virtual Machine” e sua máquina irá estar pronta.