Na economia contemporânea, não é novidade que os métodos de pagamentos estão cada vez mais diversificados e, para as empresas de entretenimento online, disponibilizar inúmeras alternativas aos clientes tem sido um importante diferencial.
Uma dessas modalidades que tem alcançado cada vez mais as pessoas é a de carteiras digitais (ou e-wallets). Sendo o Apple Pay uma das mais utilizadas pelos consumidores no âmbito global.
Sucesso nas principais plataformas de entretenimento do mercado e disponível em mais de 70 países ao redor do mundo, seja em lojas físicas, aplicativos ou sites, o Apple Pay, para quem não sabe, é uma solução de pagamento sem contato e por meio de aparelhos Apple, como iPhone, iPad ou Apple Watch.
Ou seja, é uma carteira digital que possibilita seus usuários armazenarem os detalhes do cartão de crédito ou débito de forma virtual, para que assim possam realizar compras diretamente com o dispositivo móvel.
Como funciona o Apple Pay
Prático para o usuário, o Apple Pay utiliza a tecnologia NFC — transmissão por dados sem fio. Dessa forma, o NFC é incorporado em dispositivos Apple para fazer pagamentos sem contato.
Ao contrário das transações com cartão físico, é válido destacar que a e-wallet da empresa fundada por Steve Jobs vem equipada com uma camada extra de segurança. Já que, para pagar pela carteira digital da Apple, os usuários utilizam reconhecimento facial (Face ID) ou senha de sistema para acessar a funcionalidade.
Afinal de contas, por que esse método se tornou popular em grandes plataformas de entretenimento e quais as principais vantagens?
Para compreender o fenômeno Apple Pay nas plataformas de entretenimento, primeiro é necessário contextualizar o alto número de vendas de iPhones nos últimos anos. Em 2022, dos três celulares mais vendidos no planeta, todos foram do Apple: iPhone 13 (1º), iPhone 13 Pro Max (2º) e iPhone 14 Pro Max (3º).
Além disso, de acordo com dados da consultoria Omdia, no primeiro semestre de 2023 o iPhone 14 Pro Max foi o modelo de celular mais comercializado do mundo, com 26,5 milhões de unidades vendidas.
Sendo assim, somado o boom da venda de iPhones e toda a praticidade e segurança que o Apple Pay oferece para os consumidores, esse recurso de pagamento por NFC caiu como uma luva para as grandes plataformas de entretenimento. Podemos tomar como exemplo o serviço de streaming Prime Video e a plataforma de poker online PokerStars.
A começar pelo Prime Video, um dos aplicativos de streaming com mais assinantes no Brasil e que apresenta portfólio de atrações renovado com frequência como principal diferencial. Isso posto, ao possibilitar aos seus clientes a pagarem a assinatura do serviço pela carteira digital da Apple, a plataforma da Amazon acaba tornando todo o processo bastante simples e prático.
Já para o público brasileiro que gosta de jogar poker com dinheiro real na internet, a grande novidade é que o PokerStars, maior plataforma de poker online no mundo, agora aceita o Apple Pay como forma de depósito em seu sistema.
Além de ser uma alternativa extremamente segura e confiável, vale ressaltar que essa opção é compatível com o recurso “Depósito Rápido” do PokerStars Brasil, ferramenta que deixa as transações ainda mais práticas no dia a dia.
Portanto, levando em conta todo o contexto apresentado, hoje é possível afirmar que as carteiras digitais são um caminho sem volta na indústria do entretenimento online.
- Imagem: freepik/ @Dragana_Gordic
Em números: o efeito carteira digital no e-commerce global e brasileiro
Segundo dados divulgados por uma nova pesquisa da Worldpay, empresa que é uma das maiores adquirentes comerciais do planeta, 49% das compras realizadas pela internet foram pagas com carteiras digitais em 2022. Além disso, é relevante mencionar que esse método de transação financeira movimentou cerca de US$ 18 trilhões no período mencionado.
No Brasil, por sua vez, um levantamento recente da Associação Brasileira de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), órgão que reúne e representa as empresas de e-commerce de pagamento junto ao mercado, mostrou que as carteiras digitais estão em ascensão no Brasil — acompanhando a tendência global.
Logo, somente no primeiro trimestre de 2023, a utilização de e-wallets como Apple Pay tiveram um importante crescimento de 10,8% no comércio eletrônico virtual nacional. Tendência essa que deve permanecer em curva ascendente nos próximos anos.