Transmissão ao vivo, realidade aumentada, portabilidade e conectividade de qualquer lugar, são as premissas que o mundo dos videogames preparou para o futuro próximo.

O vídeo ao vivo que une o mundo

As primeiras salas de fliperama foram a origem das plataformas nas quais os videogames serviam como ferramenta social, reunindo os gamers para competir, aprender estratégias e se divertir.

Nos últimos tempos, a plataforma Twitch mudou o mundo do entretenimento, permitindo que os jogadores transmitam seus jogos ao vivo e interajam em tempo real com outros gamers ao redor do mundo, deixando de lado as barreiras do espaço.

Por seu turno, o desenvolvimento de mais e melhores tecnologias móveis ajudou o crescimento da indústria de jogos disponível para smartphones, tornando-se um avanço em relação aos consoles de videogame portáteis anteriores.

Desta forma, as possibilidades de jogos disponíveis foram expandidas, satisfazendo os gostos de mais usuários em todo o mundo.

A tecnologia que aumenta as possibilidades

Ao expandir as opções disponíveis para os jogadores de smartphones, novas tecnologias foram lançadas para os jogos de hoje. Um exemplo disso, aparece com os jogos de realidade aumentada, como o Angry Birds AR, que buscam melhorar o sucesso dos games que marcaram a história, assim como fez o Pokémon GO na época.

Veja também:

Tecnologias como a realidade aumentada tornaram-se cada vez mais populares entre os gamers e desenvolvedores, porque graças à rápida melhoria nas tecnologias de processamento e conectividade dos smartphones, está se tornando mais fácil desenvolver jogos de melhor qualidade que atraem mais jogadores.

Além disso, o uso de ferramentas como o vídeo ao vivo torna os jogos um contexto mais social, oferecendo mais e melhores alternativas.

Isso é facilmente refletido em plataformas como o Twitch mencionado anteriormente e também em jogos clássicos que adaptaram seu conteúdo a novas tecnologias.

Um exemplo disso é a roleta online que é oferecida em versões de vídeo ao vivo em plataformas de cassino online, o que aumenta a oferta e o alcance desses jogos clássicos tradicionais que se tornaram tão populares nas últimas décadas, permitindo que eles alcancem com facilidade aos jogadores de todo o mundo.

pessoas se divertindo juntas com videogames
IMAGEM: Pexels.com

O que esperar do futuro dos games?

A promessa de poder acessar um maior número de games desde smartphones, notebooks, computadores e dispositivos que se conectam a qualquer televisão moderna, apenas com a necessidade de ter uma conexão com a Internet, aparece de mãos dadas com o Google.

Aproveitando o poder tecnológico e a tecnologia de computação em nuvem que esse gigante possui, Stadia, a nova plataforma de games da Google, busca se tornar o novo padrão de games por streaming, funcionando como um Netflix para videogames.

Esta plataforma está programada para ser aberta ao público em novembro de 2019, com acesso inicial através do Chromecast, conectando-o à TV e com a expectativa de que até 2020, o Google Stadia possa funcionar em qualquer dispositivo que tenha o navegador Google Chrome instalado.

As novas tecnologias estão se desenvolvendo aos trancos e barrancos, transformando os jogos clássicos em ótimos motivos para unir os gamers ao redor do mundo, de onde quer que estejam e do dispositivo que preferem usar, transformando o futuro em um campo de jogos aberto a todos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here