Todas as dietas devem ser o mais variadas possível. Apesar disso, certos alimentos, pelos nutrientes que possuem, devem ser consumidos diariamente. Qualquer rotina alimentar deve incluir proteínas, carboidrato, frutas, vegetais e alimentos de todos os grupos alimentares que compõem a roda dos alimentos. Nesta matéria vamos  dizer-lhe quais os alimentos que deve comer diariamente de forma a absorver o maior número de nutrientes.

Os 7 alimentos que deve comer diariamente

Uma das grandes vantagens de comer muitas coisas diferentes é também o facto de isso reduzir a exposição a pesticidas e, assim, contribuir para uma alimentação saudável e consciente.

Apesar disso, há alimentos específicos que, pelos nutrientes e compostos ativos que possuem, devem ser ingeridos diariamente: são os chamados alimentos funcionais.

1 – Grão, feijão ou lentilhas

As leguminosas, características da alimentação mediterrânea, estão associadas a padrões de saúde devendo por isso, fazer parte do almoço ou jantar diariamente.

Fornecem energia e são compostas por diversos nutrientes. Para se aumentar o aporte desses nutrientes, pode aproveitar a água onde as leguminosas foram demolhadas.

Além disso, por serem ricas em hidratos de carbono complexos de absorção lenta favorecem a saciedade.

2 – Iogurte

Tem vários benefícios para a saúde: além do seu valor proteico, o iogurte tem alto valor biológico pela quantidade e qualidade de aminoácidos essenciais, vitamina B12, magnésio, cálcio e potássio.

Melhora o trato gastrointestinal, graças aos probióticos que regulam a flora intestinal, ajuda à prevenção de alergias, asma e eczemas.

3 – Azeite

É definido como gordura de eleição, por se associar a padrões alimentares saudáveis e por isso é um dos alimentos que deve comer diariamente.

Os seus efeitos para a saúde são reconhecidos, pela presença de compostos antioxidantes que previnem doenças cardiovasculares, certos tipos de cancro e inflamações.

Apesar dos seus benefícios, deve fazer um consumo moderado, até 3 colheres de sopa por dia, devido ao seu valor calórico (um grama de azeite representa nove calorias).

4 – Café

Também o café é um dos alimentos que deve comer diariamente, pelo seu caráter antioxidante, que se deve aos seus compostos naturais.

Alguns destes compostos previnem doenças cardiovasculares e diabetes, de acordo com vários estudos. Além disso, o café contribui para uma moderada perda de peso graças à diminuição de células gordas e aumento da termogénese (regulação da temperatura corporal) — fatores associados ao consumo deste alimento.

5 – Ervas aromáticas

É uma excelente alternativa ao sal, pois não só é mais saudável como reforça o sabor dos alimentos.

Pelo elevado conteúdo de polifenólicos, principalmente nas ervas secas, supõe-se que contribua para efeitos protetores cardiovasculares, neurológicos e cancerígenos.

Durante a cozedura e estufados, parece ocorrer um aumento da ação destes compostos, contrariamente ao que ocorre durante os grelhados e fritos que por sua vez desfavorecem a capacidade antioxidante das especiarias.

Se misturar ervas e especiarias, por exemplo pimenta preta, alho, gengibre, canela, orégãos, pimentão e alecrim, pode ainda obter efeitos antioxidantes sinergéticos, ou seja, conjugação de vários antioxidantes para aumentar a eficácia dos mesmos.

6 – Cereais Inteiros

Os cereais inteiros devem ser preferidos aos processados, sendo que nestes últimos, a transformação do produto reduz a quantidade de fibra e consequentemente diminui os benefícios associados aos cereais. Por sua vez, os cereais inteiros devem ser consumidos diariamente pela capacidade de controlar a saciedade, que se relaciona com a diabetes e obesidade. Por todos estes fatores, os cereais inteiros são alimentos que deve comer diariamente.

7 – Frutas e legumes

O consumo diário de frutas e hortícolas não é novidade. No entanto deve tentar maximizar a ingestão das cores, misturando diariamente os pigmentos destes alimentos.

Veja também:

Frutas Que Ajudam Na Queima De Gordura

Tanto as frutas como as hortícolas dividem-se essencialmente por cinco grupos de pigmentos: branco (alho e cebola), laranja (tangerina e cenoura), vermelho ou rosa (tomate e uva), verde (brócolos e espinafres) e roxo (beterraba e amora).

Esta variedade permite maximizar os benefícios para a saúde, entre eles a hipertensão arterial e prevenção do cancro do cólon e da próstata.

Além disso, é recomendado que se consuma a fruta com a casca (desde que sejam da época e tenham sido bem lavados em água abundante).

Estes são os 7 alimentos que deve comer diariamente e que vão proporcionar uma melhoria na sua saúde.



DEIXE UMA RESPOSTA

nove + dez =