Viradouro é a grande campeã no Carnaval do Rio de Janeiro
Foto: Marcelo Brandt/G1

Pela segunda vez em sua história, a Viradouro consegue sair como a grande campeã do Carnaval do Rio de Janeiro. Exaltando a mulher negra nordestina e falando sobre Ganhadeiras de Itapuã, a escola trouxe o enredo “Viradouro de alma lavada” para o Sambódromo.

E nessa quarta de cinzas (26/02) o que não faltou foi emoção até a leitura das últimas notas. Chegando ao penúltimo quesito, “Evolução”, quem liderava de ponta a ponta a apuração era a “Grande Rio”. Contudo, a escola recebeu 5 notas 9,9, abrindo espaço para a Viradouro assumir a primeira colocação e levar o troféu para a região de Niterói.

A vitória na “Evolução” com a evolução da Viradouro

E não poderia ser em outro quesito se não em “Evolução” onde a Viradouro se sagraria a grande campeã. Tendo levantando o troféu do Carnaval do Rio de Janeiro somente uma vez em sua história, em 1997, a escola, nos últimos anos, não vinha no seu melhor momento. Na verdade, ela só subiu para a divisão de elite em 2018.

Porém, a grande evolução da Viradouro aconteceu exatamente no Carnaval do ano passado. Voltando a primeira divisão do Rio de Janeiro, a escola conseguiu surpreender muitos ficando com a vice-colocação aquele ano. Assim, o prêmio máximo aconteceu em 2020 se sagrando campeã.

Viradouro comemorando a vitório como campeã do Carnaval 2020
Foto: Marcos Serra Lima/G1

As duas escolas rebaixadas

Infelizmente, não é só de alegrias que a apuração das notas do Carnaval 2020 vive. Ao lado da felicidade da Viradouro voltar a ganhar um título após 23 anos, temos a tristeza de duas escolas que ano que vem terão que disputar a divisão de acesso.

Sendo assim, as escolas Estácio de Sá e União da Ilha acabaram sendo rebaixadas esse ano.

Mudanças no regulamento para o Carnaval 2020

A Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro fizeram uma alteração no regulamento da apuração das notas para o Carnaval de 2020. Com isso, foram lida as notas de 5 jurados em cada quesito, sendo a maior e a menor seriam descartadas, utilizadas, somente, para um possível desempate.

Assista um trecho do desfile:

Veja também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

7 + 12 =