A Caixa emitiu recentemente, alguns alertas de golpes do Bolsa Família. A nova campanha da instituição visa conscientizar os beneficiários, para evitar prejuízos financeiros e problemas de roubo do valor do benefício.
A cada dia, novos tipos de golpes e ameaças aparecem, trazendo preocupação e revolta desta população. Afinal, o Bolsa Família é um importante programa de transferência de renda, que tem como objetivo ajudar as famílias de baixa renda a se manter.
Sendo assim, para saber tudo sobre os alertas de golpes do Bolsa Família, o aviso da CEF e como se proteger desse tipo de ação criminosa, não deixe de acompanhar a leitura até o final. Afinal, separamos informações importantes sobre esse assunto. Vamos lá?
Alertas de golpes do Bolsa Família, entenda
De acordo com informações da Caixa Econômica Federal, responsável pelo programa, alguns alertas de golpes do Bolsa Família vem trazendo preocupação. Afinal, cada vez mais, bandidos e pessoas mal intencionadas estão desenvolvendo formas de roubar o valor, referente aos pagamentos mensais do benefício.
Diante disso, o banco criou e lançou, no último dia 17 de setembro, uma campanha para conscientizar os beneficiários sobre o assunto e alertar sobre esses golpes.
Como esses alertas de golpes do Bolsa Família funcionam?
Na campanha de conscientização da CEF, o banco tenta mostrar aos beneficiários os perigos dos alertas de golpes do Bolsa Família. Afinal, criminosos estão utilizando o nome da instituição, para roubar o dinheiro dos titulares.
O golpe acontece, geralmente, por meio de mensagens de texto, SMS ou pelo WhatsApp. Também há relatos de contato desses bandidos através de mensagens diretas, nas redes sociais.
Sendo assim, nessas mensagens, o criminoso, se passando pela Caixa, envia um link malicioso para o titular do benefício. Com esse link, ele consegue roubar os dados do cidadão e, consequentemente, acessar a conta onde o mesmo recebe o Bolsa Família.
De acordo com o aviso da Caixa, a partir do momento em que o cidadão clica nesses links, alguns malwares e softwares de espionagem são baixados e instalados diretamente no dispositivo do beneficiário. Os programas se “escondem” no dispositivo da vítima, mas podem capturar dados de navegação, além de informações pessoais, como nome, email e até senhas.
Aviso da Caixa Econômica Federal
Responsável pelos pagamentos do programa, a Caixa se preocupa em avisar os beneficiários sobre os alertas de golpes do Bolsa Família. Assim, a instituição emitiu um aviso para os cidadãos, para evitar esse tipo de problema.
A orientação é que os beneficiários tenham cuidado com essas mensagens e nunca cliquem em qualquer link suspeito. Além disso, afirma que nunca pede senhas e assinaturas eletrônicas em uma só página.
Outros alertas de golpes do Bolsa Família
Além das mensagens com links fakes em nome da Caixa, também existem outros tipos de golpes com relação ao Bolsa Família. Assim, é necessário ficar sempre atento, para não perder o valor do benefício.
Segundo informações, já houve relatos de tentativas de roubo do dinheiro, enquanto os beneficiários realizavam o saque do Bolsa Família, em agências bancárias. Além disso, a Polícia Civil de Recife já registrou ocorrências de fraudes em saques do benefício, que aconteceram assim que o Governo Federal fez os depósitos.
Como evitar esse tipo de problema?
A orientação da Caixa é de que os cidadãos titulares do benefício tomem muito cuidado, a fim de evitar esse tipo de golpe. E uma das dicas mais importantes é nunca dar a senha e demais informações, seja de saque, ou mesmo de acesso a aplicativos, como o Caixa Tem, por exemplo.
Além disso, evite compartilhar o link de apps da instituição, como o Internet Banking e o Caixa Tem, já que isso compromete a segurança da sua conta. Por fim, sempre desconfie de promessas de dinheiro fácil e oportunidades únicas, pois isso geralmente é a porta de entrada para os alertas de golpes do Bolsa Família.