Pular para o conteúdo

Aumento do IPTU em capitais do Brasil surpreende brasileiros

Compartilhe:
Homem segurando a chave de uma casa e triste representando o Aumento do IPTU em capitais do Brasil surpreende brasileiros
IMAGEM - Chat GPT

O aumento do IPTU vem trazendo preocupações para os brasileiros. Afinal, este é um imposto anual, que é obrigatório para todos os proprietários de imóveis em áreas urbanas no país, e o pagamento deve ocorrer no início do ano, pesando no bolso dos contribuintes.

A saber, a cada ano, os governos municipais ajustam o valor do imposto. Esse reajuste se baseia em índices da inflação, visando manter o poder de arrecadação. E para o ano que vem, várias cidades e capitais brasileiras já anunciaram aumento nesse valor.

Quer saber mais? Basta acompanhar a leitura, para entender o aumento do IPTU e como isso pode impactar sua vida em 2025. Vamos lá?

Previsão de aumento do IPTU para o ano que vem

Um dos maiores índices de aumento do IPTU anunciados para o ano que vem é da Secretaria da Fazenda de Salvador. Na capital baiana, o reajuste deverá ser de 4,87% no imposto, se alinhando ao IPCA, responsável por medir a inflação no Brasil.

Contudo, uma boa opção para os moradores, é o pagamento em cota única. Para quem decidir fazer o pagamento dessa forma, a prefeitura deverá oferecer 7% de desconto no valor do IPTU de 2025.

No caso de Campinas, o anúncio de aumento também já foi feito. Dessa forma, os moradores do município terão de arcar com o reajuste de 4,49%, que corresponde ao INPC. A saber, já fazem 4 anos que a prefeitura de Campinas não implementa um aumento real no IPTU, somente aplica a correção inflacionária. 

Campo grande é outra capital brasileira que deverá aplicar o reajuste seguindo a inflação. Sendo assim, o aumento do IPTU para os moradores será de 4,12% para o ano que vem.

Quais são os índices usados no aumento do IPTU no ano que vem?

Geralmente, as prefeituras baseiam os seus reajustes do IPTU e índices capazes de medir a inflação no Brasil. Dessa forma, o valor do Imposto acompanha a desvalorização do real, sendo os principais:

  • IPCA: O IBGE é o responsável por calcular o Índice de Preços ao Consumidor Amplo. Esse índice indica oficialmente o nível de inflação no país e reflete o quanto os preços estão variando para os consumidores finais;
  • INPC:  O cálculo do Índice Nacional de Preços ao Consumidor também é de responsabilidade do IBGE. Dessa forma, ele pode medir o quanto os preços estão variando para quem possui uma renda mensal entre 1 e 5 salários mínimos.

Como economizar no pagamento desse imposto?

Já é sabido que é impossível evitar o aumento do IPTU. No entanto, com algumas estratégias é possível pagar um pouco menos e reduzir os impactos do Imposto no orçamento familiar.

Sendo assim, fazer o pagamento antecipadamente é uma boa opção. Afinal, algumas prefeituras disponibilizam descontos para quem paga o IPTU em cota única e antes da data de vencimento.

Participar de programas de incentivo fiscal, como CPF na nota, por exemplo, também é uma boa opção. Em algumas cidades esses programas possibilitam que o contribuinte abata parte do valor do IPTU em notas fiscais de compra, por meio de créditos que acumularam.

Por fim, o IPTU Verde é outro programa que também dá descontos para quem adota práticas sustentáveis em suas casas. Ou seja, quem possui sistemas de energia solar ou armazenamento de água da chuva, por exemplo, pode pagar menos no imposto em 2025.

Com essas dicas, você já pode começar a se preparar para o aumento do IPTU e, quem sabe, pagar menos do Imposto no ano que vem. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.