Com a aproximação do fim do ano, a possibilidade de isenção do IPTU 2025 já é tema de debate e curiosidade para os cidadãos. A saber, no estado de SP, as regras não devem ser diferentes do ano passado, em que quem optava pelo pagamento à vista no mês de Janeiro, tinha 3% de desconto.
Além disso, quem preferir abrir mão do desconto, pode escolher pagar o imposto em até 5 parcelas mensais. Os paulistanos poderão pagar o IPTU por Pix ou por um QR Code, que você pode gerar no momento de solicitar a quitação.
Vale destacar que o calendário de pagamentos deve começar no dia 13 de Janeiro de 2025, para quem possui veículos com dígito 1 no final da placa, enquanto outros veículos maiores como caminhões e tratores, terão um prazo fixo de acordo com a segunda parcela, sempre aos dias 20 de cada mês.
Quer saber mais sobre a isenção do IPTU 2025? Então basta ficar com a gente e ler até a última linha, pois vamos te contar tudo o que você precisa saber sobre esse assunto tão importante para quem mora no Estado de São Paulo. Vamos lá?
Isenção do IPTU 2025: como solicitar?
Para quem deseja pedir a isenção do IPTU 2025, o processo é relativamente simples. Dessa forma, o primeiro passo é fazer a solicitação, abrindo um protocolo online ou, se preferir, indo presencialmente até um ponto de atendimento.
Depois de abrir esse protocolo é preciso que você envie todos os documentos solicitados para uma análise. No caso do IPTU referente ao ano que vem, no Estado de São Paulo a análise ocorre por meio do órgão responsável.
Esse órgão deverá verificar todos os critérios de elegibilidade para o benefício. Passado o prazo de espera o contribuinte receberá um comunicado com o resultado dessa análise. Com isso, você saberá se poderá ou não ter a isenção do imposto.
Vale destacar que essa notificação será enviada pelo e-mail que você preencher no cadastro, ou por carta ao seu endereço cadastrado. Se o órgão responsável indeferir o seu pedido, ainda será possível apresentar um recurso, que deve ocorrer dentro do prazo, para garantir a revisão da sua solicitação.
Isenção do imposto para os beneficiários do Bolsa Família
Para quem é beneficiário de programas sociais, como é o caso do Bolsa Família, a isenção do IPTU 2025 pode ser ainda mais importante. Afinal, não precisar pagar esse imposto já no início do ano pode significar uma grande economia para essas famílias que, muitas vezes, se encontram em situação de vulnerabilidade social.
Do mesmo modo que outras iniciativas fiscais, a isenção permite que esse grupo de cidadãos destinem o valor para outras despesas importantes costumeiras do início do ano, como os materiais escolares, por exemplo.
Segundo pesquisas, as medidas de rompimento tributário, como é o caso da isenção do IPTU 2025, tem um resultado positivo no bem-estar e na qualidade de vida dos moradores. Ao diminuir os custos fixos a administração do município consegue oferecer uma segurança maior para as famílias. E isso ajuda os cidadãos a planejar melhor seu futuro e ter mais tranquilidade financeira ao longo do ano.
Agora que você já sabe mais a respeito da possibilidade de isenção do IPTU 2025, faça seu pedido dentro do prazo. Lembre-se de enviar todos os documentos necessários e garanta mais tranquilidade financeira para você e sua família no início do ano. Até a próxima!