Quer saber como negociar IPTU com desconto em 2025? O Imposto Predial Territorial Urbano é uma taxa de pagamento obrigatório para todos os brasileiros que possuem imóveis na zona urbana, seja casa, seja apartamento, seja estabelecimento comercial. O valor desse imposto é definido pela lei de cada município de acordo com o CTN (Código Tributário Nacional) que é calculado de acordo com o valor venal de cada imóvel. Este valor reflete no preço de compra e venda do imóvel que é estabelecido pela prefeitura de cada município.
O que acontece se não pagar IPTU?
A taxa de IPTU é reajustada anualmente devido à valorização de cada propriedade e do bairro em que ela está inserida. Por isso, o valor é alterado todo ano e o pagamento é obrigatório para todos os contribuintes que possuem imóveis registrados em seus nomes. Quem não paga esse imposto tem o nome inscrito na dívida ativa e vai parar em um cadastro de maus pagadores de débitos do governo.
A dívida ativa do IPTU existe para criar um cadastro das pessoas que não pagam dívidas públicas como multas, impostos. Quem deixa de pagar essas taxas pode sofrer diversas consequências como a perda do imóvel em situações mais extremas. Por isso, veja como negociar IPTU com desconto em 2025 para evitar esses problemas:
- Negativação do nome;
- Dificuldade para obter empréstimo ou financiamento;
- Penhora de bens para quitação da dívida.
Então, veja como renegociar o IPTU para manter a situação regular e evitar a inscrição na dívida ativa:
Veja como negociar IPTU com desconto em 2025
Os contribuintes podem negociar IPTU com desconto no início do ano. Veja como funciona:
- Desconto de 5% para todos os contribuintes que desejam pagar o IPTU em cota única;
- Desconto de 3% para todos que evitarem a inscrição do nome da dívida ativa;
- Desconto adicional de 4% para pessoas jurídicas que não tenham recebido qualquer subsídio;
- Desconto de 3% para quem usou NFSE (Nota Fiscal de Serviços Eletrônicos) ao longo do ano anterior.
Quem atrasa o pagamento desse imposto precisa regularizar a situação para evitar a inscrição na dívida ativa. Para isso, a situação muda em cada caso conforme o município em que o imóvel foi construído. Veja o que fazer nesse caso:
Como regularizar o IPTU atrasado?
Em primeiro lugar, o contribuinte deve procurar a prefeitura da cidade em que o imóvel está situado. Em alguns casos, esse serviço pode ser feito pelo site da prefeitura também. Assim, os contribuintes podem descobrir o valor da dívida pela internet e emitir a guia de pagamento. A dívida fica maior devido aos juros e multas nessas circunstâncias e a situação fica regularizada após o pagamento desse débito.
Por isso, a melhor maneira de evitar esse problema é saber como negociar IPTU com desconto em 2025. Afinal, a falta de pagamento pode resultar em encargos que encarecem ainda mais esse tributo obrigatório para os contribuintes proprietários de imóveis. Além disso, a inscrição na dívida ativa pode levar à penhora de bens dos devedores.