Pular para o conteúdo

Auxílio-Gás vai voltar em agosto? Confira!

Compartilhe:
Imagem que representa o Auxílio-Gás
IMAGEM - ededchechine

Muitos brasileiros estão em dúvidas se o Auxílio-Gás vai voltar em agosto. Afinal, o benefício foi pago em junho e a expectativa é de que os R$ 102, referentes ao benefício, sejam pagos para os beneficiários ainda este mês.

E, na verdade, de acordo com o Governo Federal, além do Ministério do Desenvolvimento Social, responsável pelo programa, o Auxílio-Gás deverá, sim, ser pago este mês. E isso é um alívio para os milhões de brasileiros que precisam dessa ajuda, para comprar o botijão de gás de cozinha.

Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de ler até o final, saiba mais se o Auxílio-Gás vai voltar em agosto, além de conferir o calendário para pagamento do programa. Boa leitura!

O Auxílio-Gás vai voltar em agosto?

Sim, o MDS, ou Ministério do Desenvolvimento Social, que é responsável pela organização e pelo pagamento do benefício, já confirmou que o Auxílio-Gás vai voltar em agosto. O pagamento é bimestral, ou seja, a cada 2 meses, as famílias que se enquadram nos critérios de elegibilidade podem receber o valor, para ajudar na compra do botijão de gás de cozinha de 13 kg.

Como o item é considerado um dos mais importantes, para a sobrevivência e para manter a dignidade e o dia a dia das famílias, o Governo Federal lançou o Auxílio-Gás. O intuito é possibilitar o acesso mais fácil da parcela mais pobre da população brasileira, a esse item essencial.

Sendo assim, o benefício foi pago pela última vez em junho. Com isso, em agosto, como já era esperado pelos brasileiros, o programa deverá ser pago novamente.

Qual o valor do Auxílio-Gás?

Diferentemente dos demais benefícios e programas sociais do Governo Federal, o Auxílio-Gás não possui um valor fixo. Isso porque o benefício se baseia no valor médio do botijão de gás de cozinha de 13 kg em todo Brasil, nos últimos 6 meses.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), é a responsável por realizar a pesquisa para determinar essa média. Depois disso, a cada 2 meses, o Governo Federal faz o pagamento do valor às famílias beneficiárias.

Nos últimos calendários de pagamento, o valor do benefício foi de R$ 102. E, como o Auxílio-Gás vai voltar em agosto, o valor pago às famílias deverá ser o mesmo.

Requisitos para receber o benefício

Uma das principais regras para ter direito ao Auxílio-Gás, é possuir a devida inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, mais conhecido como CadÚnico. Além disso, é necessário ter realizado a atualização dos dados cadastrais há pelo menos 2 anos.

Ademais, a renda mensal do grupo familiar também é um dos critérios de elegibilidade do programa. Ou seja, a família deve ter renda mensal igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa.

Entretanto, os valores referentes ao BPC ou ao Bolsa Família não entram no cálculo da renda do grupo familiar. Sendo assim, quem é beneficiário desses programas, ainda continua elegível e pode receber o Auxílio-Gás.

Calendário de pagamento do Auxílio-Gás de agosto

Assim como outros programas sociais do Governo, o Auxílio-Gás utiliza o último dígito do Número de Inscrição Social, mais conhecido como NIS, para estabelecer o calendário de pagamentos.

E, como o Auxílio-Gás vai voltar em agosto, as datas de pagamento ficaram distribuídas da seguinte forma:

  • Beneficiários com NIS final 1: Pagamento dia 19 de agosto;
  • Beneficiários com NIS final 2: Pagamento dia 20 de agosto;
  • Beneficiários com NIS final 3: Pagamento dia 21 de agosto;
  • Beneficiários com NIS final 4: Pagamento dia 22 de agosto;
  • Beneficiários com NIS final 5: Pagamento dia 23 de agosto;
  • Beneficiários com NIS final 6: Pagamento dia 26 de agosto;
  • Beneficiários com NIS final 7: Pagamento dia 27 de agosto;
  • Beneficiários com NIS final 8: Pagamento dia 28 de agosto;
  • Beneficiários com NIS final 9: Pagamento dia 29 de agosto;
  • Beneficiários com NIS final 0: Pagamento dia 30 de agosto.

Depois que ocorre o depósito do valor, o beneficiário tem 120 dias para realizar o saque. Depois disso, o dinheiro volta para os cofres públicos.

Ao contrário do que muitos pensam, não é necessário se inscrever para receber o Auxílio-Gás. Afinal, você só precisa manter seus dados do CadÚnico atualizados, já que é a partir desses dados, que o MDS seleciona os titulares, conforme o orçamento.

Agora que você já sabe que o Auxílio-Gás vai voltar em agosto, fique atento ao calendário e receba esse benefício tão necessário!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.