Desde o início deste ano, o cancelamento do Bolsa Família vem preocupando os beneficiários do programa. Contudo, é importante entender o que pode levar a esse cancelamento, a fim de evitar a perda dos valores
Em janeiro, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, ou MDS, que é responsável pelo Bolsa Família, anunciou que as famílias beneficiárias poderiam perder o valor. E isso ocorre caso sejam detectadas inconsistências nos dados do Cadastro de Pessoas Física, o CPF, do titular do benefício.
Quer saber mais sobre o assunto? Então não deixe de ler até o final e saiba todos os detalhes sobre esse assunto tão importante.
Saiba mais sobre o cancelamento do Bolsa Família
O MDS, que seleciona e monitora os beneficiários do programa de transferência de renda do Governo Federal, o Bolsa Família, fez um anúncio no início de 2024 que pode impactar diretamente quem recebe o benefício. Isso porque, de acordo com o ministério, essas famílias poderão enfrentar o bloqueio do Bolsa Família durante o ano.
Assim, quem tiver com o Cadastro de Pessoas Físicas desatualizado, por exemplo, pode deixar de receber os valores mensais. E, somente quando essas inconsistências forem corrigidas, a família poderá retomar o recebimento do benefício.
Além disso, caso o titular, responsável pelo grupo familiar não regularize sua situação junto a Receita Federal em um prazo de 6 meses após o bloqueio, ele poderá se converter em um cancelamento definitivo.
Qual o intuito dessa medida?
Para o MDS, a medida de cancelamento do Bolsa Família, no caso de irregularidades no CPF dos beneficiários, se faz extremamente importante. Afinal, atualmente, muitas pessoas recebem esse valor de forma indevida, o que impede que o programa contemple as famílias que realmente precisam.
O Governo Federal esclarece ainda que, quem passar pelo bloqueio do valor, pode esclarecer e sanar suas dúvidas a respeito da situação do seu CPF de maneira rápida e prática. Afinal, a consulta pode ser feita sem sair de casa, pelo telefone do Disque Social, no número 121.
Quais problemas as inconsistências no CPF podem causar?
Caso haja inconsistências e problemas no Cadastro de Pessoas Físicas, a inscrição do cidadão pode ser cancelada na base de dados da Receita Federal. E esse cancelamento, ou mesmo a divergência de titularidade, serão responsáveis pelo cancelamento do Bolsa Família.
Além disso, quem se encontra em situação irregular com o Leão, também pode ficar impedido de se cadastrar e ficar elegível para começar a receber o benefício do Governo Federal.
O CPF do titular é o único problema que pode causar o cancelamento do Bolsa Família?
Não, na verdade, de acordo com a medida anunciada pelo MDS, com os esforços para encaminhar o benefício a quem realmente precisa, as irregularidades no CPF do titular do benefício não são as únicas que podem causar o cancelamento do Bolsa Família em 2024.
Dessa forma, caso hajam problemas e desatualizações no CPF de qualquer integrante do grupo familiar beneficiário, o benefício pode passar pelo bloqueio. Ou seja, é preciso estar atento e fazer a regularização de todos os documentos da família.
Sendo assim, procure a Receita Federal, confira a situação do seu CPF e evite o cancelamento do Bolsa Família em 2024. Até a próxima!