Para quem está na expectativa para o concurso CNU 2025, a publicação do edital parece estar mais próxima do que nunca! Afinal, no último dia 05 de fevereiro, quarta-feira, durante uma entrevista, Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, voltou a citar o certame.
Segunda ministra, o intuito é fazer a publicação do edital ainda no início do ano, até meados do mês de março. Além disso, o Governo Federal já declarou que o objetivo é aplicar as provas durante o mês de agosto deste ano, por conta da menor incidência de chuva, que pode causar remarcações no certame, como foi o caso do primeiro CNU.
Então, se você pretende pleitear uma das vagas, não deixe de conferir a leitura até a última linha. A seguir, reunimos todas as principais informações a respeito do CNU 2025, para você sair na frente durante a sua preparação. Vamos lá?
Previsões para o CNU 2025
De acordo com a ministra da gestão e inovações e serviços públicos, Esther Dweck, o objetivo é que o edital saia até o mês de março, ou seja, ainda durante o primeiro trimestre de 2025. Além disso, o Governo quer repetir a aplicação da prova em agosto.
A ideia é aplicar as provas logo no começo do segundo trimestre. E, ainda segundo a ministra, o CNU 2025 deve ofertar um número menor de vagas em comparação a sua última edição, que ofereceu cerca de 6.640 oportunidades.
As informações são de que, por conta do revezamento que havia durante a primeira edição, o certame chegou com um número grande de cargos e opções de carreira. No entanto, esse não deve ser o caso do cnu 2025.
Cargos e vagas do concurso
Ainda não é possível saber todos os detalhes a respeito do número de vagas e as opções de cargas disponíveis no cnu 2025. Afinal, todas essas informações só ficarão disponíveis no edital, que deve sair em março.
Mas Esther Dweck já confirmou a criação de duas novas carreiras transversais do Governo Federal, que estarão disponíveis no certame. São elas, Analista Técnico de Justiça e Defesa e Analista Técnico de Desenvolvimento Socioeconômico. A saber, essas duas oportunidades serão para nível superior de escolaridade, com remunerações iniciais de cerca de R$ 9 mil por mês.
Também haverá oportunidades e vagas para a área Administrativa. Ademais, alguns outros órgãos também já demonstraram interesse em participar, como por exemplo o Ministério da Fazenda e a Fundação Cultural Palmares.
Validade do CNU 2025
Assim como já é de costume a validade do CNU 2025 será de 1 ano, a contar da data de homologação. No entanto, também existe a possibilidade de que o certame seja prorrogado por mais 1 ano.
Esther Dweck informou que não existe nenhuma circunstância que impeça a realização de um novo concurso enquanto a última edição ainda possui validade. Mas para isso, é necessário que as vagas disponíveis contemplem carreiras diferentes.
Sendo assim, é possível concluir que o novo CNU não possuirá oportunidades para as carreiras que estão no atual certame. É necessário ficar atento às novidades que o órgão vai publicar daqui para frente, para entender melhor quais serão as oportunidades e os requisitos para participar do CNU 2025. Até a próxima!