Pular para o conteúdo

Malha fina 2024: o que é e como resolver?

Compartilhe:
Leão que representa a consulta para o terceiro lote da restituição do IR
IMAGEM - dpuchlewgrzelak

O período regular para entrega da declaração do imposto de renda acabou e muitos até já receberam as restituições. Porém, outros ainda não se livraram dessa obrigação, porque acabaram caindo na temida malha fina.

Segundo dados da Receita Federal, entre 5 e 7% dos declarantes acabam ficando retidos na malha fiscal. Como o total de declarações entregues é de cerca de 43 milhões, isso significa que 3 milhões de brasileiros podem estar na malha fina.

O que é estar na malha fina?

Estar na malha fina significa que a Receita Federal identificou irregularidades em sua declaração de Imposto de Renda. A saber, quando você envia sua declaração, ela é analisada pelos sistemas da Receita, que verificam as informações declaradas e as comparam com dados fornecidos por outras entidades, como empresas, instituições financeiras e planos de saúde. 

Assim, se você caiu na malha fina, pode ser preciso retificar as informações que forneceu ao declarar ou pagar multas, dependendo do que causou a retenção.

O que fazer se a declaração caiu na malha fiscal?

Se sua declaração caiu na malha fina, siga estas etapas para regularizar a situação:

  1. Verifique o motivo: acesse o e-CAC (Centro de Atendimento Virtual) da Receita Federal ou o app Meu Imposto de Renda, clique em “Extrato da DIRPF” e consulte o status da sua declaração. Então, identifique o motivo pelo qual ela foi retida;
  2. Corrija as informações: se houver erros ou inconsistências na declaração, faça as correções necessárias, o que inclui retificar valores, incluir documentos comprobatórios ou ajustar informações;
  3. Envie uma declaração retificadora: caso seja necessário, envie uma declaração retificadora com as informações corretas. Lembre-se de que você tem um prazo para regularizar a situação;
  4. Aguarde a análise: após enviar as correções, aguarde a análise da Receita Federal. Eles verificarão as informações e, se tudo estiver em ordem, sua declaração será liberada.
  5. Pague eventuais multas: dependendo do motivo da retenção, pode ser necessário pagar multas ou juros. Por isso, se for o caso, faça o pagamento desses encargos para evitar problemas maiores.

É sempre bom checar a sua declaração após a entrega, pois mesmo após o status indicar “Processada, em fila de restituição”, ela ainda pode voltar para o sistema, caso haja qualquer discrepância.

Um dos métodos mais fáceis de se fazer isso é baixando o app Meu Imposto de Renda. Por lá, você checa sua DIRPF, pode imprimir o recibo, consultar a restituição, retificar qualquer erro, dentre outros serviços. Aliás, o aplicativo é gratuito para iOS e Android.

Quanto se paga na malha fina?

Quando você cai na malha fina, não há um valor específico a ser pago diretamente por estar nessa situação. Na verdade, ela é uma etapa de análise da Receita Federal para verificar irregularidades em sua declaração de Imposto de Renda. 

Assim sendo, as consequências podem variar. Você pode apenas ter que corrigir os dados, ou precisar pagar multas, dependendo do motivo da retenção. Portanto, não é um pagamento fixo, mas sim um processo de regularização.

Se você ainda não entregou sua declaração, precisa se apressar para minimizar os transtornos. E se já entregou, mas caiu na malha fina, corrija quanto antes para evitar problemas com o Leão, além de entrar mais rápido na fila da restituição.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também:

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.