Pular para o conteúdo
Search
Close this search box.
Search
Close this search box.

Como consultar Restituição do Imposto de Renda?

Compartilhe:
Logo da Receita Federal, onde será possível receber a restituição do imposto de renda
Receita Federal - Divulgação

O Governo vai liberar a consulta da restituição do imposto de renda para os contribuintes do primeiro lote a partir do dia 24 de maio (sexta). Desse modo, muita gente deseja saber como consultar para saber se já irá receber o valor nessa primeira etapa de pagamentos, que deve sair dia 31 de maio.

Assim sendo, vamos te mostrar como fazer isso, além de outras informações importantes sobre o IR.

Como consultar a restituição do imposto de renda pelo CPF?

Para consultar a restituição do imposto de renda pelo CPF, você pode usar o app Meu Imposto de Renda ou acessar o site Consulta Restituição, da Receita Federal. 

Para usar o aplicativo, você só precisa seguir essas etapas:

  • Procure por “Meu Imposto de Renda” no Google Play ou App Store do seu celular;
  • Baixa e instale o app;
  • Faça login com seu usuário e senha da conta Gov.br;
  • Clique em “Consultar restituição”.

Dessa forma, você verá qual a situação atual da sua declaração. Antes da consulta ao primeiro lote ser liberada e se estiver tudo certo, provavelmente o status será “Declaração processada em fila de restituição”.

Já pelo site, você precisa acessar o site restituição.receita.fazenda.gov.br, informar seu CPF, data de nascimento, ano de exercício (2024) e clicar em “Sou humano”. Em seguida, fazer a busca e checar sua situação atual.

Como saber se tenho dinheiro a restituição?

Para saber se você tem direito a restituição, cheque seu recibo de declaração. Nele, você verá os valores que declarou, o imposto que pagou e as deduções. Assim, se o valor que pagou for maior que as taxas de impostos que deveria pagar, terá direito a receber a diferença.

Como consultar em que lote vou receber a restituição do Imposto de Renda?

Para saber em que lote você vai receber a restituição, é preciso esperar a consulta ser liberada para cada lote em questão. Como dissemos antes, a Receita vai liberar a consulta do lote 1 no próximo dia 24. Desse modo, você poderá ver se vai receber nessa primeira etapa ou não.

O Governo ainda não divulgou quantos contribuintes devem ser contemplados. Porém, já sinalizou que 900 mil gaúchos afetados pelas chuvas no sul devem receber no dia 31 de maio.

Além dos moradores do Rio Grande do Sul, fazem parte do grupo prioritário:

  • Seniores com 80 anos ou mais;
  • Idosos com 60 anos ou mais;
  • PCDs e pessoas com comorbidades;
  • Contribuintes cuja principal fonte de renda venha do ensino.

Além disso, terão preferência no recebimento da restituição quem optou pela declaração pré-preenchida e cadastraram uma chave PIX.

Qual o calendário de pagamento dos lotes de restituição do IR?

O calendário de pagamento dos lotes de restituição do IR começa em 31 de maio, com a liberação do primeiro que, aliás, também é o último dia para entregar a declaração. Depois disso, as datas de liberação são:

  • 28 de junho: 2º lote;
  • 31 de julho: 3º lote;
  • 30 de agosto: 4º lote;
  • 30 de setembro: 5º e último lote.

Vale lembrar que, se você não entregou ainda a sua declaração, precisa correr para evitar multas e outros problemas. Além disso, para poder receber a restituição do imposto de renda o quanto antes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.