As novas regras de aposentadoria 2025 devem ser estudadas pelas pessoas que desejam se aposentar no próximo ano. Essas regras foram criadas na Reforma da Previdência de 2019 e trouxeram diversas mudanças e exigências para quem deseja dar entrada na aposentadoria. Essas mudanças acontecem de forma gradual a cada ano que passa e tornam a aposentadoria cada vez mais distante dos trabalhadores. Veja mais e entenda tudo sobre o assunto:
Veja o que muda com novas regras de aposentadoria 2025
A Reforma da Previdência alterou a legislação e as exigências para quem deseja dar entrada na aposentadoria a partir da aprovação do projeto em 2019. De lá para cá, diversas mudanças têm deixado a vida dos trabalhadores mais difícil quando se trata de se aposentar. Logo abaixo, vamos citar os principais critérios alterados com essa reforma. Confira:
- Aumento de idade mínima: homens e mulheres precisam ter uma idade mínima maior para dar entrada na aposentadoria.
- Aumento do tempo de contribuição: o tempo de contribuição é necessário para garantir a aposentadoria. Esse prazo tornou-se maior com as novas regras da Reforma da Previdência.
- Regra de pontos: a regra de pontos foi criada com a Reforma da previdência para somar a idade do trabalhador com o tempo de contribuição a fim de considerar a aprovação do benefício.
As novas regras de aposentadoria 2025 fazem parte das chamadas regras de transição utilizadas desde 2019 para a análise da concessão do benefício. Portanto, leia até o final e entenda melhor quais são as mudanças que aconteceram desde que a nova legislação entrou em vigor:
Entenda o que muda com as novas regras de aposentadoria 2025
A Reforma da Previdência criou as regras de transição que elevam os critérios para aposentadoria de forma gradual. Veja os fatores que tornam a aposentadoria cada vez mais difícil de se alcançar a cada ano que passa. Confira:
- Tempo de contribuição e idade mínima: a soma desses fatores conta para a aprovação da aposentadoria.
- Pedágio de 50%: acréscimo de 50% no período de contribuição que falta para que o trabalhador consiga se aposentar.
- Pedágio de 100%: exigência de que o trabalhador compra todo o tempo de contribuição que resta para alcançar a aposentadoria.
Como saber quanto tempo falta para se aposentar?
As pessoas podem descobrir quanto tempo falta para se aposentar por meio do site ou aplicativo do INSS. Para isso, basta acessar o site do Meu INSS e entrar na conta Gov.br para fazer a simulação.
Esse acesso pode ser feito tanto pelo site quanto pelo aplicativo disponível na Play Store. Essa ferramenta de simulação considera as regras de idade e o tempo de contribuição necessário para cada situação. Por isso, quem consegue acessar esse sistema pode ver os detalhes das novas regras de aposentadoria 2025. Afinal, as mudanças acontecem gradualmente e isso faz com que novas regras se atualizem anualmente. Além disso, fatores como insalubridade contam para a concessão desse direito com regras próprias.