O INSS anunciou recentemente algumas mudanças importantes nas regras de aposentadoria. Com isso, milhares de beneficiários da autarquia foram pegos de surpresa.
Afinal, daqui pra frente, quem precisa fazer a solicitação do benefício, precisará passar por um processo diferente do habitual. Vale destacar que, com essas mudanças, será mais fácil fazer o pedido.
Quer saber tudo sobre essas mudanças nas regras de aposentadoria? Então fique com a gente até o final e acompanhe a leitura para não perder nenhum detalhe!
Saiba mais sobre as mudanças nas regras de aposentadoria
De acordo com informações do Instituto Nacional do Seguro Social, o INSS, o processo para solicitar a aposentadoria deve passar por algumas alterações de agora em diante.
Com isso, a autarquia visa facilitar o procedimento de solicitação, diminuindo a burocracia, além de trazer mais praticidade para os cidadãos que desejam, ou precisam, se aposentar.
Qual o motivo das mudanças?
O principal objetivo das mudanças nas regras de aposentadoria é facilitar e agilizar o fluxo de pedidos. Afinal, atualmente, o acúmulo de solicitações de benefícios, incluindo para a aposentadoria, é gigantesco.
Dessa forma, a análise, por parte do INSS, também deverá ficar mais fácil. E, como resultado, os contribuintes poderão obter uma resposta mais rapidamente.
O que vai mudar nas regras de aposentadoria?
Uma das maiores mudanças que deve ocorrer nas regras de aposentadoria, é voltada para quem recebe o benefício na categoria Aposentadoria Especial.
Essa categoria é destinada para os trabalhadores que atuam em condições que oferecem riscos em potencial para a saúde. Nesse caso, o benefício fica disponível a partir dos 55 anos de idade.
Sendo assim, com as mudanças nas regras de aposentadoria, ao completar os critérios de elegibilidade e entrar com o pedido de Aposentadoria Especial, o trabalhador passará por uma análise facilitada de médicos peritos do INSS.
Com isso, todos os documentos que o trabalhador enviar, seguirão para uma análise direta desses profissionais. E, caso haja erros nas informações, o contribuinte poderá anexar novos documentos no mesmo pedido, eliminando a necessidade de iniciar todo o processo do zero novamente.
Além disso, caso existam erros no pedido de Aposentadoria Especial, o cancelamento da solicitação deve ocorrer automaticamente.
No entanto, apesar de agilizar o processo, as mudanças nas regras de aposentadoria obrigarão os cidadãos a ter uma atenção redobrada, ao enviar o pedido de aposentadoria. Afinal, quaisquer dados ou informações erradas, poderão resultar no cancelamento imediato do pedido.
Como solicitar o benefício?
Para pedir a Aposentadoria Especial, mesmo depois das mudanças nas regras de aposentadoria, os trabalhadores brasileiros precisarão seguir algumas etapas importantes. Confira mais detalhes:
- Acesse o site ou o aplicativo Meu INSS, para começar o processo de solicitação;
- Caso ainda não tenha uma conta, será necessário criar uma. Isso pode ser feito pelo portal Gov.br, com seu nome completo, data de nascimento e número de telefone;
- Depois, faça login no portal e selecione a opção “Solicitar Benefício” de depois selecionar a categoria “Aposentadoria Especial”;
- Preencha o formulário de forma correta e anexei todos os documentos que o sistema vai solicitar.
Depois disso, basta enviar o pedido para análise do Instituto Nacional do Seguro Social e aguardar a resposta.
Além disso, também é possível acompanhar o andamento da sua solicitação pelo app, pelo site, ou ainda pelo telefone da autarquia, no número 135.
Com as mudanças nas regras de aposentadoria, o processo ficará mais simples e descomplicado. Então, se você se enquadra nos critérios de elegibilidade, faça já seu pedido!