Pix por aproximação não irá funcionar nestes aparelhos que vamos mencionar nesta matéria. Por isso, se você tem costume de utilizar esta forma de pagamento em suas transações, leia até o final e entenda o que deve mudar a partir de agora para tal modalidade. Visto que, o pix já é uma das formas mais utilizadas para se fazer transações no Brasil. Nesse sentido, a modalidade por aproximação deverá ser amplamente utilizada pelas pessoas também.
No entanto, alguns smartphones não receberão a tecnologia para fazer esse tipo de transferência por proximidade. Então, veja esta matéria até o final e entenda o que influencia nessa tecnologia. Confira:
O pix por aproximação não vai funcionar em quais aparelhos?
O pix por aproximação não vai funcionar em alguns aparelhos. Quem não possui chave cadastrada não poderá utilizar essa funcionalidade que deve facilitar a vida de muita gente durante as transações financeiras. Ademais, alguns aparelhos não contam com uma tecnologia chamada NFC (Near Field Comunication). Essa tecnologia permite que o pagamento seja realizado apenas pela aproximação dos dispositivos móveis.
No Brasil a maioria dos celulares contam com essa tecnologia vinda de fábrica. No entanto, muita gente utiliza aparelhos mais antigos com tecnologia inferior ao Android 10, por exemplo. Nesse caso, pix foi aproximação não irá funcionar nestes aparelhos por falta dessa atualização. Entenda como funciona
Como funciona o pix por aproximação?
O pix foi aproximação tende a revolucionar as transações financeiras porque as pessoas podem fazer transferências sem a necessidade de acessar o aplicativo do banco. Essa novidade está começando a conquistar os brasileiros e algumas instituições financeiras já começam a se planejar para oferecer essa função para seus clientes. Desse modo, as pessoas farão transferências por meio de smartphones e smartwatches sem a necessidade de acessar o app do banco.
Para isso, os usuários aproximam o relógio ou o dispositivo da máquina de pagamento assim como acontece com cartões de crédito e débito atualmente. Assim, a maquininha entra em contato com o próprio dispositivo e a compra é autorizada sem demora. Mas, o pix por aproximação não irá funcionar nestes aparelhos:
- Smartphones incompatíveis com a tecnologia NFC;
- Celulares com mais de 5 anos de fabricação;
- iPhone porque a Apple não negociou a entrada no sistema do banco central até o momento;
Além disso, algumas instituições financeiras não aderiram ao sistema por enquanto. Veja quando os principais bancos deverão aderir ao pix por aproximação:
Quando os bancos permitirão pix por aproximação?
Veja a lista de banco e o prazo em que liberarão a tecnologia de pix por aproximação:
- O Banco do Brasil vai liberar a opção dentro do prazo previsto para regulação;
- O banco Bradesco vai liberar a tecnologia a partir de janeiro de 2025;
- O Banco BV vai liberar no primeiro trimestre de 2025;
- O banco C6 já oferece Picos por aproximação para todos os seus clientes;
- O banco Cielo vai oferecer a função a partir de fevereiro de 2025;
- O banco Itaú passou a oferecer a partir de novembro de 2024;
- O banco neon libera a partir de fevereiro de 2025;
- O banco Picpay liberou em novembro de 2024;
- O banco Santander liberou no dia 14 de novembro de 2024;
- Banco Inter e nubank devem cumprir o prazo determinado pelo Banco Central;
- A Caixa deve acompanhar o cronograma do Banco Central para liberar o pix por aproximação.
Agora que você já sabe mais sobre o pix por aproximação, fique de olho para evitar perder a forma de pagamento.