Será que quem trabalha Natal e ano novo recebe mais? Milhões de trabalhadores passaram essa data com suas famílias e amigos enquanto outros estarão trabalhando durante esse período. Afinal, alguns setores são essenciais como saúde e segurança pública e isso significa que não podem parar em feriados. No entanto, esses empregados devem receber um salário maior por realizar suas funções durante esses dias tão importantes do ano.
Visto que, o natal e ano novo são dois períodos do ano muito esperados pelos amigos e familiares que se reúnem para confraternização. No entanto, algumas pessoas trabalham em sistema de escala e podem ter que trabalhar durante esses dois dias neste final de ano. Nesse caso, quem trabalha Natal e ano novo recebe mais? Veremos a partir de agora:
Será que quem trabalha Natal e ano novo recebe mais?
Inevitavelmente, muita gente deverá trabalhar durante o natal e ano novo porque estão em sistemas de escala em setores essenciais como saúde, segurança pública, entre outros. Em 2024, essas datas acontecem em uma quarta-feira e isso significa que são dias praticamente comuns para quem trabalha com escalas. Veja algumas áreas que deverão trabalhar durante o natal e ano novo em 2024:
- Chefe de cozinha;
- Garçom;
- Médico;
- Farmacêutico;
- Funcionários de hospitais;
- Frentistas;
- Policiais;
- Bombeiros;
- Profissionais de indústrias;
- Caixas de supermercado;
- Entre outros.
Logo acima, estão algumas profissões que permitem que o funcionário trabalhe em escalas. Por isso, essas pessoas passarão Natal e Ano Novo realizando suas atividades laborais normalmente. Mas, será que quem trabalha natal e ano novo recebe mais por causa disso? Veja a seguir:
Sou obrigado a trabalhar em Natal e ano novo?
Quem presta serviços essenciais assina contrato com a empresa no momento em que é admitido. Por isso, essas pessoas são obrigadas a trabalhar em Natal e ano novo se não quiserem ter problemas com os empregadores como descontos em folha salarial e até demissão por falta injustificada.
Portanto, a CLT (Consolidação de Leis Trabalhistas) permite que o trabalhador se recuse a realizar funções em feriados se os contratos não especificam isso. Mas, até quem trabalha natal e ano novo em serviços essenciais recebe mais por isso. Veja a seguir:
Quanto vou receber por trabalhar em Natal e ano novo?
Primeiramente, lembre-se que apenas os dias 25 de dezembro e 1 de janeiro são feriados nacionais. Os dias 24 de dezembro e 31 de dezembro são pontos facultativos e não são considerados para o pagamento extra. No entanto, quem trabalha durante o natal e ano novo recebe o dobro da diária trabalhada. Ou seja, quem recebe R$100 por dia trabalhado receberá R$200 pelo Natal e pelo ano novo. No entanto, o ano novo acontece no dia 1 de janeiro e isso significa que o pagamento extra acontecerá somente no fim do primeiro mês do ano que vem
Por isso, alguns empregadores adotam o sistema de escala a fim de garantir que seus funcionários possam passar ao menos uma das datas com seus familiares e amigos. Mas, quem trabalha natal e ano novo recebe mais no fim do mês.