O valor do abono salarial 2025 vai mudar depois que o pacote de corte de gastos foi aprovado pelo Congresso Nacional durante o último mês de 2024. Esse pacote foi enviado pelo Ministro Fernando Haddad para análise dos congressistas brasileiros a fim de estabelecer diversas mudanças em benefícios e reajustes. Entre elas, o valor do abono PIS/PASEP deverá ser alterado devido ao reajuste do salário mínimo com as novas regras. Então, veja mais:
Será que o valor do abono salarial 2025 vai mudar?
O abono salarial 2025 é um pagamento destinado aos trabalhadores que estão no mercado de trabalho formal. Esse pagamento começa a partir de fevereiro e termina em agosto deste ano. A data do pagamento depende do mês de aniversário de cada um desses trabalhadores. Mas, será que o valor do abono PIS PASEP deverá mudar neste ano? Sim, o pagamento será maior pelo reajuste anual do salário mínimo.
Esse abono começa a ser depositado a partir de fevereiro e pode ser sacado até o último dia útil do ano pelos trabalhadores de carteira assinada.
Os trabalhadores podem sacar tanto pela Caixa Econômica Federal para quem está na iniciativa privada quanto pelo Banco do Brasil para quem é servidor público. Em 2025, o calendário continua semelhante ao de 2024 com a unificação das datas para facilitar a organização dos pagamentos.
Qual será o valor do abono salarial 2025?
A aprovação do pacote de Haddad não altera o valor de referência para o pagamento do abono salarial em 2025. Por isso, a única alteração no valor desse pagamento será o aumento do salário mínimo que ocorreu no início deste ano. A medida aprovada possui uma regra de transição que restringe a renda máxima de pessoas que têm acesso ao abono PIS/PASEP. Dessa forma, o limite será de um salário mínimo e meio ao invés de dois salários como é atualmente. Todavia, a novidade passará a valer a partir de 2026, quando o cálculo terá correção pelo valor da inflação do ano anterior.
Por ora, o valor do abono salarial 2025 continua seguindo a regra anterior em que os trabalhadores recebem conforme o número de meses trabalhados durante o ano-base. Quem trabalhou o ano todo recebe um salário mínimo que, em 2025, será de R$1518.
Quem trabalhou apenas seis meses recebe metade desse valor e quem trabalhou apenas um mês recebe 1/12 do salário mínimo atual. Veja o calendário de pagamentos deste ano:
- Nascidos em janeiro recebem no dia 17 de fevereiro;
- Nascidos em fevereiro recebem no dia 17 de março;
- Nascidos em março e Abril recebem no dia 15 de abril;
- Nascidos em maio e junho recebem no dia 15 de maio;
- Nascidos em julho e agosto recebem no dia 16 de junho;
- Nascidos em setembro e outubro recebem no dia 15 de julho;
- Nascidos em novembro e dezembro recebem no dia 15 de agosto.
Vale lembrar que o abono salarial 2025 permanece disponível para saque até o dia 29 de dezembro deste ano.