O governo aprova calendário do abono salarial a partir de fevereiro de 2025 pela Caixa Econômica Federal. O calendário teve aprovação por meio do conselho deliberativo do fundo de Amparo ao trabalhador em uma reunião que aconteceu durante esta quarta-feira, 18 de dezembro de 2024. Portanto, o pagamento deverá seguir as datas desse calendário. Veja a seguir:
Calendário do abono salarial aprovado pelo governo
O governo aprova calendário do abono salarial que terá pagamentos de forma escalonada de acordo com o mês de nascimento de cada trabalhador. Esse crédito será depositado diretamente na conta corrente poupança da Caixa Econômica Federal dos clientes dessa instituição. No Banco do Brasil, o abono salarial será depositado por crédito em conta bancária por meio de transferência Ted ou pelo pagamento de forma presencial em uma das agências da instituição bancária.
Quem não é cliente de nenhum dos bancos receberá o abono salarial por meio da poupança social digital que a Caixa Econômica Federal abre para esses trabalhadores. O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) estima que cerca de 25,8 milhões de trabalhadores devem ter acesso ao pagamento em 2025 totalizando 30,7 bilhões de reais.
Veja as regras para receber abono salarial
Atualmente, o abono salarial é pago para os trabalhadores que tenham registro na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) até o dia 15 de maio deste ano ou no eSocial até o dia 19 de agosto deste ano. Portanto, quem prestou informações depois dessa data receberá o abono apenas em 2026.
Logo abaixo, vamos apresentar as datas de recebimento que dependem da data de nascimento de cada trabalhador. Portanto, veja e entenda melhor sobre o calendário do abono salarial em 2025:
Quais as datas do calendário do abono salarial 2025?
O governo aprova calendário do abono salarial PIS/PASEP para 2025. O primeiro pagamento irá acontecer no dia 17 de fevereiro para todas as pessoas que nasceram em janeiro e cumpriram as regras para receber esse dinheiro. Confira as outras datas do calendário:
- Nascidos em janeiro recebem dia 17 de fevereiro;
- Nascidos em fevereiro recebem no dia 17 de março;
- Nascidos entre março e Abril recebem no dia 15 de abril;
- Nascidos entre maio e junho recebem no dia 15 de maio;
- Nascidos entre julho e agosto recebem no dia 16 de junho;
- Nascidos entre setembro e outubro recebem no dia 15 de julho;
- Nasci entre novembro e dezembro recebem no dia 15 de agosto.
Os trabalhadores podem consultar se tem direito ao abono salarial 2025 a partir do dia 5 de fevereiro do ano que vem. Essas informações estão no aplicativo Carteira de Trabalho Digital, no portal Gov.br ou na central de atendimento 158 (Alô Trabalho). A ligação é gratuita e deve ser feita das 7h às 22h de segunda a sexta-feira.
Ao todo, R$27 bilhões sairam para o pagamento do benefício e mais R$218,9 milhões para atender mais de 239 mil trabalhadores com carteira assinada. Estes receberão de acordo com o calendário do abono salarial para 2025.