As parcelas extras do seguro-desemprego são uma forma do Governo Federal contribuir com os trabalhadores que recebem esse benefício e moram no Rio Grande do Sul.
Afinal, com as fortes chuvas e demais desastres naturais que ocorreram nos últimos dias no estado, muitos trabalhadores perderam tudo o que tinham.
Assim, se você já estava recebendo o seguro-desemprego antes das enchentes e quer saber como receber as parcelas extras, não deixe de ler até o final, para saber mais sobre isso!
Como solicitar as 2 parcelas a mais do seguro-desemprego?
O pedido para receber as duas parcelas extras do seguro desemprego deve ser feito pelo portal Gov.br.
Além disso, para quem preferir, a solicitação também poderá ser feita através do app Carteira de Trabalho Digital, ou em uma unidade da Superintendência Regional do Trabalho, no Rio Grande do Sul.
Pelo aplicativo da CTPS Digital, ou pelo portal Gov.br, o trabalhador nem precisa se locomover para solicitar o benefício, o que vai facilitar a vida de quem já está passando por momentos tão difíceis.
Quem tem direito às parcelas extras do seguro-desemprego?
Para ter direito às parcelas extras do seguro-desemprego, em primeiro lugar, o trabalhador precisa já estar recebendo o benefício, antes das enchentes. Ou seja, os critérios para o acréscimo são os mesmos do benefício original, além, é claro, de ser residente de áreas afetadas.
Para ter direito ao seguro desemprego, o cidadão precisa se encaixar em alguns requisitos, como por exemplo:
- Dispensa do emprego sem justa causa;
- Estar desempregado ao realizar o pedido do benefício;
- Não possuir renda própria suficiente para o sustento da família;
- Não receber outros benefícios de prestação continuada da Previdência Social, com exceção da pensão por morte ou auxílio-acidente.
Como faço para estender meu seguro-desemprego?
Para estender o seguro-desemprego, é necessário ser morador do estado do Rio Grande do Sul, de uma das áreas afetadas pelas chuvas e enchentes dos últimos dias.
Além disso, é necessário já ser beneficiário do seguro-desemprego, antes mesmo dos desastres que acometeram o estado desde o início de maio.
Também é preciso cumprir com todos os requisitos listados anteriormente, para disponibilização do benefício.
O seguro desemprego é uma solução para os trabalhadores que ficam desempregados, e precisam de ajuda até se estabelecerem novamente no mercado de trabalho.
Geralmente os pagamentos se dão em 3 ou 5 parcelas. Dessa forma, quem receberia 3 parcelas, deverá receber 5, o que poderá ajudar com a reconstrução e restabelecimento das famílias do RS.
É possível estender o seguro-desemprego?
Sim, para os moradores do estado do Rio Grande do Sul, que enfrentam uma situação de emergência pública, é possível estender o seguro-desemprego, com as duas parcelas extras.
No entanto, para os outros trabalhadores do Brasil, que recebem esse benefício, a quantidade máxima de parcelas disponíveis é 5. Ou seja, não é possível receber mais do que isso.
Sendo assim, se você se enquadra em todos os critérios e é morador do estado do Rio Grande do Sul, acesse o portal Gov.br, o aplicativo Carteira De Trabalho Digital, ou a uma unidade da Superintendência Regional do Trabalho, para solicitar as parcelas extras do seguro-desemprego. Até a próxima!