Será que o seguro desemprego tem 13°? Muitos desempregados dependem desse auxílio e o fim de ano é marcado pelo pagamento de um salário extra para os trabalhadores na ativa. Mas, será que os desempregados têm direito a receber algum valor durante os dois próximos meses do ano? Logo abaixo, vamos falar mais sobre a demissão sem justa causa que dá direito ao seguro-desemprego e entender tudo sobre o assunto. Confira:
Será que o seguro desemprego tem 13°?
Quem já trabalhou no mercado formal sabe que a demissão sem justa causa gera uma série de benefícios para o empregado demitido. Afinal, ele não pode ficar desamparado financeiramente até que consiga encontrar outra fonte de renda para garantir a sua subsistência. Nesse sentido, o seguro desemprego é uma das formas de garantir que o empregado possa manter uma renda até se estabilizar novamente. Apesar disso, algumas ressalvas precisam ser mencionadas quando se trata desse auxílio.
Afinal, será que seguro desemprego tem 13°? Esse salário depositado nos meses de novembro e dezembro é muito aguardado pelos trabalhadores formais. Essa renda ajuda muito com as despesas e gastos extras do final de ano. Mas, a má notícia é que essa renda não chega aos desempregados.
Como funciona o seguro desemprego?
O seguro desemprego é liberado para os trabalhadores que tenham sido demitidos sem justa causa. O pagamento é liberado de três até cinco parcelas consecutivas e isso depende do tempo trabalhado até a dispensa. Ou seja o valor não é igual entre os trabalhadores que foram demitidos e o pagamento não é o mesmo salário anterior.
Visto que, o valor do seguro desemprego varia de acordo.com os últimos salários recebidos antes da demissão sem justa causa. A média salarial é considerada para o pagamento desse auxílio.
O mínimo a ser pago pelo seguro desemprego é de R$1.420 em 2024. Esse é o valor do salário mínimo atual e o máximo pago pelo benefício é de R$2.313, 74.
Esse pagamento serve para garantir uma renda até que essa pessoa encontre um novo emprego. Caso seja admitido durante o prazo em que está recebendo o benefício, o seguro é cancelado automaticamente. Por isso, o novo empregador precisa registrar a carteira de trabalho do colaborador a fim de que o sistema entenda que esse cidadão não necessita mais do benefício.
Seguro desemprego dá direito ao 13° salário?
O que muitos se perguntam é se seguro desemprego tem 13° e a resposta é não. Afinal, esse auxílio é diferente de qualquer benefício pago pelo sistema previdenciário. Então, o desempregado não recebe nenhum dinheiro extra durante o fim de ano. Mas, o governo libera duas parcelas a mais para alguns cidadãos em casos isolados.
Essa adição acontece apenas quando existe um decreto de calamidade pública. Apesar disso, o seguro desemprego é a melhor saída para o grupo de pessoas que se vê sem a garantia de um salário no fim do mês por causa da demissão. Desse modo, essas pessoas têm um prazo de 3 até 5 meses para se recolocar novamente ao mercado de trabalho formal.