O mundo no século XXI assiste a uma das mais céleres evoluções tecnológicas de sempre e, motivada por esta, a criação de uma loja online nunca foi mais simples. Evidentemente, quando se fala na facilidade de edificar uma empresa online, fala-se também num número cada vez maior de empresas online, que tentam combater lógicas severas de concorrência para se destacarem das demais.

Se a abertura de um negócio online é, nos dias de hoje, mas simples do que alguma vez tinha sido, a verdade é que alguns dos aspetos relativos à sua criação e à sua identidade são, hoje, muito mais desafiantes, na medida em que se torna muito difícil ultrapassar os constrangimentos de um mercado que está absolutamente saturado.

Felizmente, ao contrário do que acontecia em tempos prévios, existe a possibilidade de fazer muito deste processo sem precisar, sequer, de sair do seu dispositivo móvel ou computador, já que a Internet alberga aliado de peso e lhe fornece as essenciais ferramentas para vender mais no seu espaço online.

Os gastos efetivos que são necessários para garantir uma estrutura de marca forte e viável é muito baixo, já que algumas das ferramentas disponibilizadas são acessíveis ou gratuitas.

Além disso, meios como as redes sociais são também fabulosas formas de divulgação de produtos e serviços, que funcionarão melhor, quão melhor estejam estruturados os princípios da identidade da marca.

Aspetos como o nome, o slogan, o logotipo ou as caraterísticas visuais do site terão de ser ponderadas e estruturadas antes da fase de difusão da empresa. Para isso, é justamente na criação destes aspetos, que se pode contar com as caraterísticas dos geradores e demais ferramentas online.

Saiba quais são as ferramentas que pode encontrar online para o ajudar a criar o seu negócio e descubra como estas podem ser suas aliadas na luta pelo sucesso.

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1. Ferramentas para criar uma identidade primária de marca

Quando pensamos na nossa própria identidade, fazendo questões tão simples e complexas como “quem sou eu?”, a resposta imediata seria, talvez, um nome. O nosso nome. De seguida, provavelmente, referiríamos caraterísticas físicas e psicológicas. Com uma empresa, isto não é diferente.

Os traços que definem identitariamente uma empresa começam pela sua nomenclatura e seguem rumo aos seus aspetos visuais – como o design digital e o logotipo – chegando, depois, aos traços “psicológicos”, que podemos definir como objetivos, valores e princípios da marca.

O nome e o logotipo de um negócio são justamente dois dos traços da identidade de uma marca que, hoje em dia, se tornam mais simples devido às estruturas eletrônicas e às ferramentas disponibilizadas na Internet.

A criatividade e o pensamento crítico serão muito importantes para a criação destes elementos, já que eles devem ser distintivos e identificar uma marca com facilidade, distanciando-a das demais e permitindo que se distinga.

As ferramentas online são fortes aliadas no processo de obtenção dos melhores nomes e logotipos, a baixo custo ou de forma gratuita.

2. Ferramentas para apoio à gestão efetiva

A preocupação de muitas pessoas, quando criam uma empresa, prende-se com o tempo.

Todos os aspetos relacionados com a gestão empresarial implicam tempo e, como já referimos, entre a criação de uma identidade sólida, a promoção da mesma e a gestão logística, o tempo pode tornar-se um constrangimento.

Muitas pessoas sentem que a estruturação da sua marca implica que se tenha o tempo para promover a mesma de todas as formas possíveis e que, neste processo, se torna complexo organizar os stocks, registar encomendas e fazer as entregas de forma ordenada e funcional.

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Felizmente, hoje em dia, o mundo vasto da Internet já criou estruturas que permitem que tudo isto se faça com algum apoio. Espaços dedicados à gestão logística – nomeadamente através de opções como o Dropshipping – ajudam a liberar a agenda dos empreendedores, apoiando-o através da criação de estruturas de gestão logística que deixam mais tempo para que os empresários se dediquem à difusão e à promoção dos seus produtos e serviços.

Este método é, por exemplo, uma forma de reduzir significativo o investimento inicial, afastando as questões relativas ao stock e ao seu armazenamento, e também uma forma de evitar que precise de tratar de todos os aspetos logísticos.

3. Ferramentas de análise da progressão da marca

Assim que a empresa tenha uma identidade sólida e uma existência concreta; e assumindo que esteja a apostar na sua promoção, é natural que comece a ter interesse por parte do público.

Saber, em concreto, como é que esse interesse se manifesta é muito importante e, por isso as ferramentas que lhe permitem conhecer o tráfego e as caraterísticas do público são muito importantes.

Estas ferramentas permitem que conheça melhor os interesses das pessoas que visitam o site, que saiba qual a sua faixa etária e o seu sexo e que possa, por tudo isto, orientar melhor a sua ação comercial face ao público em questão.

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