A palavra “crise” assusta, causa aflição e incomoda empreendedores de todo o mundo. Mas em momentos de instabilidade econômica, você deve estar preparado fisicamente e mentalmente para tomar as decisões certas, por isso devemos sempre manter a calma, foco, possuir um bom planejamento em mãos, ter inovação – não digo inovação somente no sentido de ter algo inédito, mas qualquer outro requisito, aperfeiçoamento ou solução de algo – e principalmente saber aproveitar cada oportunidade que nos é dada.
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Empreender é uma opção de vida, se decidiu seguí-la, não tenha medo de dos obstáculos que pode encontrar pela frente, seja ele qual for, e ainda ressalto que a crise só chega para quem não acompanha as mudanças de hábito de mercado. Seu negócio é um investimento ao longo prazo e ele precisa estar sempre em sintonia com tudo ao seu redor.
5 dicas de empreendedorismo em épocas de crise
Confira algumas dicas que o especialista Celso Castro para você fugir desse transtorno e manter sua empresa a todo vapor:
1) Tenha planejamento financeiro: com tantas coisas para se preocupar, o empreendedor acaba deixando de lado um dos primeiros passos que é investir no planejamento financeiro de sua empresa, podendo se tornar em um grande problema posteriormente. Um dos sócios da Blue Numbers diz que “o empresário acha mais importante aumentar as vendas do que planejar, conhecer seus custos e precificar adequadamente – ou seja, medidas que levariam a um aumento dos resultados, garantindo sustentabilidade para o negócio”.
2) Saia da zona de conforto: quando a incerteza chega, o empreendedor deve decidir entre vencer o momento de turbulência ou se deixar ser atropelado pela crise. Para que essa maré ruim não chegue, é necessário sair da zona de conforto, procurar novos horizontes, ter maior desempenho e criatividade nas funções exercidas e não desistir do objetivo maior: não deixar que o momento afete sua empresa.
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3) Mantenha a calma: diante da situação, o empresário não pode em qualquer hipótese se deixar abalar pela crise, deixando que esse sentimento contagie os seus colaboradores. Para que tudo ocorra da melhor forma é preciso dominar a situação, analisar cada detalhe, driblar o momento e tomar a decisão correta.
4) Melhore o relacionamento com seu cliente: nada melhor do que deixar seus clientes satisfeitos, próximos e confiáveis ao seu respeito. Estreitar o relacionamento com o seu bem maior, entender seus medos e desejos, aumentando a qualidade dos serviços em meado a crise é um fator fundamental para não deixar que eles migrem para outros concorrentes. Ofereça sempre o melhor.
5) Invista em comunicação: lembre-se que ninguém vende algo sem anunciar, comunicar e compartilhar com o mercado, o target. Para atrair cada vez mais clientes e manter os que ainda caminham com você, não pense duas vezes na hora de investir na relação deles com a sua empresa em vários canais, sejam eles diretos ou indiretos.
Para não deixar que a crise chegue a você, revise todos os tópicos acima, não tenha medo de arriscar, prepare-se para o que vem pela frente e nunca desanime diante de qualquer situação.