Como escolher o melhor plano de saúde? Guia Completo

Compartilhe:
plano de saúde
Imagem: Freepik

Atualmente, ter um convênio médico é fundamental para quem não quer ficar sempre dependendo da rede pública de saúde que infelizmente sabemos que pode ser um desafio na hora de conseguir atendimento — mas e como fazer para escolher o melhor plano de saúde?

Escolher o melhor  é uma decisão importante que afeta sua saúde e bem-estar, bem como o equilíbrio do seu orçamento. Com tantas opções disponíveis, pode ser desafiador encontrar o plano que atenda às suas necessidades específicas. 

As empresas seguradoras que oferecem o intermédio entre os planos e o contratante ainda apresentam uma série de burocracias para a contratação dos mesmos, solicitando muitos documentos, comprovações, e outros arquivos importantes.

Para cuidar da sua saúde e das pessoas que você ama, é fundamental realizar a contratação de um plano com muita atenção e cautela, analisando assim as opções vigentes no mercado, bem como suas vantagens e desvantagens, além do melhor custo-benefício.

Continue depois da publicidade

Neste guia completo, exploraremos os passos e fatores a considerar ao escolher o melhor plano de saúde para você e sua família. Acompanhe até o final para tirar todas as suas dúvidas. Boa leitura!

O que é um plano de saúde?

Vamos começar com alguns conceitos? O mais importante deles: o que é um plano de saúde?

Ele é um serviço de assistência médica privada que oferece cobertura para despesas médicas e hospitalares. Ele é projetado para ajudar a cobrir os custos de tratamentos médicos, além de consultas com médicos, procedimentos cirúrgicos, internações hospitalares e outros serviços relacionados à saúde. 

Os planos de saúde são adquiridos por indivíduos ou fornecidos por empregadores como parte de benefícios de saúde.

Continue depois da publicidade

O que avaliar em um plano de saúde?

O momento da pesquisa por um plano de saúde deve contemplar a análise de uma série de detalhes, que vão ajudar você a fazer a melhor escolha dentro das opções disponíveis.

Leve em conta fatores como:

  • qual a segmentação do plano?
  • a operadora presta todo o suporte necessário?
  • qual a abrangência e o que está na rede credenciada?
  • quais os tipos de acomodação que o plano considerado contempla?

Uma boa forma também de entender a credibilidade do plano é buscar se os convênios que estão sendo analisados possuem registro na ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar). Isso traz grande segurança, uma vez que é um indicativo que o plano segue todas as recomendações do órgão regulatório do Brasil.

Como escolher o melhor plano de saúde? 8 dicas valiosas

Sabemos que escolher um plano de saúde pode ser uma tarefa árdua, com a responsabilidade de tomar uma decisão muito assertiva. Mas, para ajudar você a escolher a melhor opção para si e para sua família, separamos uma lista com 8 dicas para acertar na escolha do convênio médico! Acompanhe conosco logo abaixo:

Continue depois da publicidade

1. Avalie suas necessidades de saúde

O primeiro passo para escolher um plano de saúde é avaliar suas necessidades de saúde; considere:

  • tipo de cobertura: você precisa de cobertura para cuidados médicos de rotina, hospitalização, cirurgias ou cuidados especializados?
  • medicamentos: verifique se os medicamentos que você toma estão cobertos pelo plano.
  • médicos e especialistas: certifique-se de que os médicos e especialistas que você prefere estejam na rede do plano.
  • condições de saúde: se você tem uma condição de saúde crônica, certifique-se de que o plano oferece tratamento adequado.
  • localização: considere a disponibilidade de hospitais e clínicas próximas à sua residência.

Se atente também ao fato de que há reajustes por mudança de faixa etária. Assim é importante entender como funciona dentro dos planos que serão cotados e também quais foram os índices dos últimos anos.

2. Entenda os tipos de planos

Existem vários tipos de planos de saúde, incluindo:

  • Plano de Saúde Individual ou Familiar: para indivíduos e suas famílias.
  • Plano de Saúde Coletivo: geralmente oferecido por empregadores ou grupos profissionais.
  • Plano de Saúde Público: fornecido pelo governo, como o SUS (Sistema Único de Saúde) no Brasil.
  • Plano de Saúde Odontológico: focado em serviços odontológicos.
  • Plano de Saúde Internacional: para cobertura no exterior.

Um dica extra: prefira os planos de saúde individual ou familiar. Isso porque estes são os mais seguros e também tem índices de reajustes mais baixos. Além disso, são planos que podem ser cancelados em caso de fraude ou de inadimplência superior a 60 dias.

Continue depois da publicidade

3. Verifique a rede de fornecedores

Certifique-se de que os médicos, hospitais e clínicas de sua preferência estejam na rede do plano. Isso pode economizar dinheiro e garantir que você receba atendimento de qualidade.

4. Compare os custos

Dentro dos conceitos que envolvem o mercado, entender alguns é fundamental para conhecer melhor os custos envolvidos na contratação.

Separamos os principais logo abaixo:

  • prêmio: é o valor mensal que você paga pelo plano.
  • franquia: o valor que você paga antes que o plano comece a cobrir os custos.
  • coparticipação: a parte dos custos que você paga quando recebe tratamento.
  • limite máximo de desembolso: o valor máximo que você pagará em um ano.

Compare esses custos e escolha um plano que se adapte ao seu orçamento.

Continue depois da publicidade

5. Avalie a cobertura de emergência

Certifique-se de que o plano oferece cobertura de emergência, principalmente se você viaja com frequência. Algumas apólices podem incluir assistência médica em viagens.

6. Considere os benefícios extras

Alguns planos oferecem benefícios extras, como assistência 24 horas, programas de bem-estar, descontos em academias, terapias alternativas, entre outros. Avalie se esses benefícios são relevantes para você.

7. Leia as letras pequenas!

Leia atentamente o contrato e os termos do plano para entender os detalhes da cobertura, as exclusões e as condições de cancelamento. Esse é um grande ponto de atenção ao fechar um plano de saúde. Isso porque para muitas pessoas o contrato pode ser complexo e comprido, fazendo com que muitos não leiam atentamente. Por isso frisamos que cada página e compreensão conta.

8. Peça recomendações e pesquise avaliações

Converse com amigos, familiares e colegas sobre suas experiências com planos de saúde.  Além disso, pesquise na internet para encontrar avaliações e opiniões sobre os planos que você está considerando.

Continue depois da publicidade

Afinal, qual o melhor plano de saúde?

Não há um “melhor” plano de saúde que sirva para todas as pessoas, pois a escolha do plano de saúde ideal depende de uma variedade de fatores individuais. O melhor para uma pessoa pode não ser o melhor para outra, devido às diferentes necessidades, orçamentos e preferências de cada um. 

Para encontrar o mais adequado, é importante considerar os fatores que apresentamos acima e fazer muita, muita pesquisa. Isso evita que você tenha problemas futuros que possam levar a uma ação contra plano de saúde, por exemplo.

Conclusão

Escolher o melhor plano de saúde exige tempo e pesquisa, mas é uma decisão fundamental para a sua saúde e bem-estar! Considere suas necessidades específicas, avalie os tipos de planos disponíveis, compare os custos e benefícios, e verifique a rede de provedores. 

Com paciência e cuidado, você poderá encontrar o plano que atenda às suas necessidades e orçamento, proporcionando paz de espírito quando se trata de cuidados de saúde. E com o plano escolhido, faça um bom proveito da nova escolha!

É fundamental cuidar da sua saúde e da sua família.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Registrar Nova Conta
Redefinir Senha
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.