Você possui plano de saúde? De acordo com a pesquisa realizada em 2018 pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de
Dirigentes Lojistas), para 70% da população brasileira ter um plano de saúde está fora da realidade e os dados da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) mostram que desde 2015 o número de beneficiários de planos de saúde está em queda.
Além disso podemos observar que em maio de 2019; dos 47 milhões de planos contratados; a grande maioria (80.5%) deles são por contrato coletivo/empresarial. Enquanto só uma parte residual (apenas 19,2%) deles são planos individuais ou familiares. O que significa que atualmente ter um plano de saúde é fortemente correlato a ter um emprego formal.
E com a queda do número de empregos formais, como divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, a diminuição do número de planos de saúde é a natural consequência.
Uma das várias implicações desta situação foi que muitos laboratórios de pequeno porte; que costumavam atender um fluxo significativo de pacientes de planos de saúde; viram cair bruscamente o número de clientes.
Em busca de uma solução surge a Comigo, uma plataforma online que, criando uma ponte entre o paciente e o laboratório, aloca para pessoas com menor poder aquisitivo a agenda ociosa dos laboratórios por preços mais acessíveis.
Pensando em tornar a saúde mais facilmente acessível, à Comigo lida com toda burocracia, do agendamento até o pagamento. O processo é feito integralmente online, possibilitando que o usuário escolha em qual período e região realizar seu procedimento. E que possa parcelar os custos sem juros.
Fundada em 2018 pelo italiano Davide Barenghi, conta com a participação de um time de desenvolvedores provenientes do mercado das fintechs, liderado por Harrison Milão.
A plataforma, que olha para o público mais jovem, tem apresentado um crescimento forte em seus primeiros meses. E conta já com mais de 100 laboratórios parceiros na região da grande São Paulo.
Entretanto, em busca de inovar e tornar ainda melhor a área da saúde no país, o trabalho da Comigo não se limita a criar esta ponte.
O projeto prevê reunir na área logada do paciente todo o seu histórico médico. E de integrá-lo com o prontuário eletrônico usado pelo médico.
Todos estes dados serão analisados por uma inteligência artificial desenvolvida pela empresa. E irão auxiliar o médico na realização do diagnóstico.
Assim, como muitos negócios no campo da tecnologia surgiram com o intuito de facilitar e democratizar o acesso a serviços básicos; no ramo da saúde não está sendo diferente com o crescimento de ferramentas sempre mais evoluídas e inteligentes.
Nesse cenário a Comigo busca tornar-se referência e não para de inovar.
As pessoa precisam aproveitar essa oportunidade para fazer os planos de saúde e cuidar de problemas como disfunção erétil, dificuldades para marcar consultas rotineiras, problemas com a demora de exames então outras questões.