No estudo da computação os dados são armazenados e transferíveis. No entanto é necessário haver uma unidade de medida associada à informação, de modo a servir de padrão para as outras medidas.

Resumidamente bit é uma palavra que deriva de “Binary Digit” e serve para representar a menor unidade de informação que pode ser medida em computação.

Enquanto que em algumas unidades de medida os valores podem ser qualquer número decimal, neste caso para os bit apenas é permitido usar dois valores, 0 ou 1, ou seja, números binários.

Assim é possível para a máquina saber qual a função ou parâmetro a executar, pois o valor 0 significa corte de energia, desligado ou falso enquanto que o valor 1 significa passagem de energia, ligado ou verdadeiro.

Esta é base para o funcionamento do computador e de toda a eletrônica por trás do funcionamento de um sistema. Através de uma grande combinação de bits o sistema executa comandos e funções.

No estudo das redes informáticas, também são usados os bits para definir os IP (Internet Protocol) das máquinas. No entanto atualmente no protocolo IPv6 é usado um conjunto de 128 bits. Isto mostra que o bit é usado em várias áreas da informática. O seu estudo é bastante importante.

Por fim é preciso saber que o bit é representado por b (minúsculo), enquanto que o Byte é representado com B (maiúsculo).

1 byte equivale a 8 bits

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here