Como consertar USB com Erro de Mídia?

Dispositivos USB como pen drives são muito práticos hoje em dia e nos ajudam a guardar ou até transferir dados com muita facilidade. Mas como qualquer dispositivo, é normal aparecer unidades USB com erro de mídia. Se isso está acontecendo com você agora, então fique calmo pois neste artigo vamos mostrar como podemos consertar USB com erro de mídia.

Muitas das dúvidas que surgem em relação à unidades USB são relativas ao reconhecimento dela pelo computador. Dúvidas como “Minha unidade flash USB não é mais reconhecida pelo meu computador, o que eu faço?” ou  “O gerenciamento de disco do Windows e o DiskPart dizem que não há mídia sem espaço de armazenamento na unidade, como corrigir isso?”. De outro lado, aparecem então questões como “Por que não consigo particionar e formatar a unidade?”, bem como “Por que meu USB não está exibindo arquivos e o que faço para corrigir esse problema? “

Imagem 01

Acontecendo isso, o que fazer então para resolver esse problema? Há momentos em que a unidade USB não pode ser vista no seu computador, mesmo quando você for verificá-la no “Gerenciamento de disco”, não encontrando, assim, nenhum sinal de que ela foi inserida. Este é um problema sério que não deve ser ignorado. A boa notícia é que com a ajuda deste post, todos os problemas relacionados à “unidade USB sem mídia” serão resolvidos da maneira eficaz.

Por que o USB não está mostrando os arquivos

O termo “No Mídia” refere-se à falha da memória flash, quando esta tenta se comunicar com a memoria flash “NAND”, seu pen drive ou unidade USB. Com essa falha, o dispositivo USB irá aparecer no computador como uma unidade de disco vazia. Mas então por que a unidade USB não mostra a mídia? Tal se dá por vários motivos:

  • Danos físicos ao dispositivo de armazenamento ou setores defeituosos na unidade ;
  • Quando a unidade USB não é retirada ou instalada corretamente no computador ;
  • Quando o Partition Boot Record ou Master Boot Record está danificado ou corrompido ;
  • Se dispositivo é atacado por malware ou vírus ;
  • Quando o dispositivo é de baixa qualidade ;
  • Quando o dispositivo excede sua vida útil ou limite de armazenamento.

Como corrigir o erro “A unidade USB não mostra nenhuma mídia no gerenciamento de disco”

Vamos ver agora algumas maneiras de resolver este problema de forma mais simples. Confira agora as opções.

Resolver problemas de hardware para consertar USB com erro de mídia

Quando tal situação acontecer, é possível corrigir de algumas maneiras, sendo uma delas a solução de problemas de hardware, ou seja, de algum componente físico que pode estar causando esse problema. Seguem algumas das etapas para tentar corrigir o problema através do hardware:

  • Verificar e reparar o erro no Windows Explorer.
  • Utilizar então a “Solução de problemas”, na opção “Hardware e som”, que automaticamente buscará e detectará problemas, solucionando-os, quando o caso.

Verificar e reparar o erro no Windows Explorer

Caso a unidade de USB sofra um ataque por um vírus, deve-se então fazer a varredura e verificar se ele ainda está armazenado. Após, com a limpeza de um antivírus, deve verificar os erros na unidade, através das seguintes etapas:

  • No Windows File Explorer, clique com o botão direito na unidade de USB e selecione “propriedades”.
  • Nas abas acima, na janela de “propriedades”, clique em “Ferramentas” e depois clique enfim no botão “verificar” no campo “verificação de erros”. Imagem 02
  • Uma janela irá se abrir, onde se questionará se você deseja reparar a unidade após verificá-la. Selecione então “verificar e reparar unidade”. Imagem 03

Habilitar / Reinstalar USB no Gerenciador de Dispositivos

Caso o driver das entradas de USB do computador estejam desatualizados, você pode atualizar ou então reinstalar o USB no “gerenciador de dispositivos”. Este é um método muito simples que você pode usar para corrigir qualquer problema relacionado à unidade USB que não aparece como mídia em seu computador. Para acessar o “gerenciador de dispositivos”, há duas opções:

  • Com uma janela aberta, selecione, na listagem esquerda, com o botão direito do mouse, “Este Computador” e selecione, na lista suspensa, “Gerenciar”. Abrirá uma nova janela e, ali, terá o “Gerenciador de Dispositivos”.
  • Pressione a tecla Win + X e selecione, na lista, “Gerenciador de Dispositivos”.

Após o acesso, as seguintes etapas :

  • Localize a unidade de USB em “Unidades de Disco”, clicando com o botão direito na unidade USB e selecionando a opção “Desinstalar”
  • Certifique-se de que a unidade de USB e a opção de desinstalar estão habilitados. Caso não estejam, com o botão direito no mouse, clique em “Ativar”. Caso não haja um X em vermelho na unidade ela estará marcada. Clique em desinstalar para proceder com a remoção da unidade USB. Após, remova a unidade USB do computador. Imagem 04
  • Reinicie o comutador e insira a unidade USB novamente, pois o Windows irá instalar o drive.

 

Altere a letra da unidade USB e execute o CHKDSK

Os problemas relacionados ao USB, quando não identificada a mídia, podem ser resolvidos executando o comando CHKDSK. Por mais que o USB não tenha partição, ele, em si, é considerado uma partição, podendo ser atríbuida uma letra, ou alterada, caso já a tenha. Assim, pode-se alterar a letra da unidade USB e, em seguida, executar o CHKDSK para remover problemas do disco. Para alterar a letra da unidade USB, siga as seguintes etapas:

Acesse enfim o gerenciamento de disco, com uma das seguintes formas:

  • Com uma janela aberta, selecione, na listagem esquerda, com o botão direito do mouse, “Este Computador” e selecione, na lista suspensa, “Gerenciar”. Abrirá uma nova janela e, ali, terá o “Gerenciamento de Disco”.
  • Pressione a tecla Win + X e selecione, na lista, “Gerenciamento de Disco”.

Depois disso, clique então com o botão direito na unidade USB que está com problema e selecione “Alterar letra de unidade e os caminhos”. 

Imagem 05

Enfim, abrirá uma próxima janela, onde deve-se então clicar em “Alterar”. Isso permitirá então que você altere a letra da unidade USB. Logo depois deve-se escolher enfim a alteração e clicar em “OK”. A letra estará alterada.

Utilizando o CHKDSK

Existe um utilitário, chamado CHKDSK, o qual utilizamos frequentemente para consertar e recuperar drives USB. Siga então as seguintes etapas:

  • Abra o prompt de commando. Para abri-lo, pressione Win + X e selecione Prompt de Comando.
  • Execute o utilitário CHKDSK, e para isso, na janela do Prompt de Comando, digite chkdsk M: (Substitua “M” pela letra da unidade USB que se quer corrigir). Depois pressione “enter”.
  • Verificar se a unidade USB apareceu no sistema, com a letra atribuída.

Dica bônus: recupere arquivos de mídia perdidos de uma unidade USB com AnyRecover (suporte para Windows 11)

Mesmo com as soluções apresentadas, há aplicativos que você pode utilizar para corrigir problemas no USB, quando aparece que não há mídia. Nos processos acima, pode haver a perda de arquivos, essenciais para o dia a dia. Por isso, talvez precisará de uma ferramenta de recuperação de arquivos, como o AnyRecover, para que haja a efetiva recuperação.

AnyRecover é provavelmente um dos melhores programas de recuperação de dados, pois conseguiu se destacar entre outros devido a alguns recursos especiais. Com uma taxa de sucesso de quase 100%, é capaz de recuperar seus arquivos de mídia de uma unidade flash formatada. Para obtê-lo, faça o download neste link e instale-o em seu computador.

Como recuperar arquivos de mídia de uma unidade USB com AnyRecover de maneira fácil e rápida 

  • Abra a ferramenta AnyRecover e selecione assim um disco na guia “Não consigo encontrar minhas partições”. Em seguida, clique no botão Iniciar para fazer a verificação da unidade selecionada. Imagem 06
  • O processo de varredura geral irá iniciar, podendo demorar, portanto, alguns minutos. Durante o processo, você pode clicar no botão “Pausar” ou “Parar” a qualquer momento, sendo assim, interrompida a varredura. Imagem 07
  • Todos os arquivos serão apresentados e você poderá então visualizá-los. Depois disso, aqueles que gostaria de recuperar, o poderão, selecionando-os e clicando no botão ” Recuperar “. Imagem 08

Conclusão

A partir das informações acima, você poderá então entender os motivos para que a unidade USB não seja mostrada, apresentando um erro de mídia. Além disso, se apresentou 04 soluções viáveis ​​para se livrar dele.

E, como bônus, apresentamos também uma ferramenta que ajuda a recuperar os arquivos de mídia de sua unidade flash USB e consertar o USB com erro de mídia. Os problemas de mídia podem desaparecer de algumas maneiras, no entanto, lembre-se sempre de que seus arquivos podem sumir. Portanto, você precisa de um software confiável como o iMyFone AnyRecover para recuperá-los.

Veja também:

Carioca, estudante de Direito, servidora pública e apaixonada por vídeo games, tecnologia e cultura pop em geral. Tenho como hobbies consumir e produzir conteúdos relacionados a esses temas que me interessam, e adoro passar horas adquirindo conhecimento sobre os assuntos que mais gosto, tanto que mantenho um canal no Youtube sobre games há 4 anos. Meu contato com inglês vem de longa data, quando notei que para ter acesso a todo um universo de informações, dominar a língua era fundamental.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui