Windows não reconhece USB
Imagem: Nomadsoul1 / Depositphotos

Entre os problemas mais comuns que enfrentamos ao conectar a unidade USB ao computador, está o problema do dispositivo não reconhecer o USB. É muito chato no momento de precisar usar um dispositivo USB, aparece mensagem do tipo “Windows não reconhece USB“. Isso causa grande inconveniente, pois este problema impede a troca de arquivos entre o usb e o computador.

Neste artigo, irei fornecer-lhe os procedimentos mais importantes a seguir para resolver o problema de não reconhecer o usb de maneiras diferentes e fáceis ao mesmo tempo. Basta seguir estes procedimentos comigo para poder resolver o problema.

O problema do usb não ser reconhecido pelo computador pode ser encontrado em qualquer sistema operacional em que você esteja trabalhando, seja no Windows 10, 8, 7, XP ou no Windows Vista, a diferença está apenas na mensagem que vai aparecer para você. A mensagem difere ligeiramente de um sistema para outro.

Em primeiro lugar, antes de começar a aplicar as soluções que apresento a seguir, primeiro certifique-se de que sua unidade flash USB que deseja executar no computador não tenha nenhum dano ou defeito, o que significa que está totalmente intacta.

Veja também: O que é Cartão de Memória Flash

E também a porta usb deve ser verificada, deve estar limpa, você pode verificar ou executar outro dispositivo pela mesma porta para ter certeza de que funciona, e que o problema não está na porta usb.

Agora que verificamos a a unidade flash, bem como a porta usb no computador, experimente inserir a unidade flash na porta usb. Se o problema de “Windows não reconhece USB” ou “Dispositivo USB desabilitado e desconhecido” ou alguma mensagem semelhante ainda aparecer, você só precisa descer este artigo e aplicar as soluções que eu irei mencionar para você aqui abaixo:

6 soluções para “Windows não reconhece USB”

Solução 1: conecte em outra porta USB

Conectando pendrive, usb

A maioria dos motivos que levam ao problema do dispositivo USB não ser reconhecido pelo computador é um problema com a porta USB do computador, neste caso a solução é fácil, basta conectar o pen drive em outra porta, porque a maioria dos computadores possui mais de uma porta USB, instale o pen drive na segunda porta, se o problema persistir, conecte-o na terceira porta.

Se o problema persistir, saiba que a causa do problema não é da porta, neste caso, tente a segunda solução.

Solução 2: desligue o computador

Desligando da tomada

Muitas vezes é um problema que o dispositivo USB não seja reconhecido devido à conexão contínua com a Internet. E o que isso significa? Isso significa que quando você está trabalhando na Internet há muito tempo, neste caso, é possível se infiltrar no dispositivo com alguns arquivos ou vírus nocivos, esses vírus podem interferir no funcionamento de um grupo de dispositivos e acessar um grupo de lugares dentro do computador.

Portanto, a melhor solução para desconectar todas as conexões existentes é desligar o computador e desconectar o plug da energia. Apenas reiniciar o dispositivo não é suficiente. Por isso, é melhor desconectar totalmente o dispositivo da energia elétrica. Em seguida, conecte o computador a energia e ligue-o normalmente. Em seguida, conecte o USB de maneira normal, provavelmente você descobrirá que o problema está resolvido.

Solução 3: use msconfig

Outra solução eficaz que pode resolver permanentemente o problema de travamento de um dispositivo USB, é usando o comando msconfig, este método é o mais fácil de todos, tudo o que você precisa fazer é.

1. Abrindo uma lista de comandos, você pode abri-la no Windows 10 com windows + R no seu teclado, em seguida, digite o seguinte comando msconfig e clique em OK.

msconfig

2. Um pequeno menu aparecerá para você, tudo o que você precisa fazer é marcar a primeira opção “Inicialização normal” ou “Normal startup“, depois clicar em Aplicar, depois em OK.

Configuração do Sistema

Ele solicitará que você reinicie o dispositivo. Reinicie-o e, em seguida, efetue login normalmente, e você verá que o problema foi resolvido.

Solução 4: use o “Soluções de problemas”

1. Entre em “Configurações” ou “Settings” do computador e vá até “Atualizações e Segurança” ou “Updates and Security“.

Atualizações e Segurança do Windows

2. Entre em “Solução de problemas” ou “Troubleshouter” digitando-a na caixa de pesquisa do menu iniciar, depois disso a ferramenta aparecerá para você, entre nela.

Soluções de problemas

3. Ao entrar em “Solução de problemas“, vá para a opção de “Hardware e dispositivos” ou “Hardware and Devices” (pode estar com outra opções como, por exemplo, “Soluções de problemas adicionais“), vá até “Adaptador de rede” ou “Network adapter” e escolha “Executar a solução de problemas” ou “Run troubleshouter”. Agora um pequeno menu aparecerá, marque a opção de “unknown divice” e continue clicando em Avançar.

Executar a solução de problemas

3. Agora vamos esperar um pouco até que seja encontrado o dispositivo desconhecido que é o flash, então você verá a opção “Aplicar esta correção” ou “Apply this fix”, clique nela para começar a corrigir o problema. Se o ID do flash não está instalado ou não atualizado aparecerá para você a opção “Verifique se há drivers atualizados” ou “Check for updated drivers“. Ao clicar nele, vá para o menu “Gerenciador de Dispositivos” ou “Device Manager” para atualizar o ID do driver. Essas opções podem ser um pouco diferentes dependendo da versão do Windows.

Solução 5: atualize o driver USB

1. Abra o “Gerenciador de Dispositivos” ou “Device Manager” (pressione as teclas “Windows + X” juntas no teclado e selecione “Gerenciador de Dispositivos”).

2. Localize e expanda a categoria “Controladores USB” ou “Universal Serial Bus Controllers“.

3. Clique com o botão direito do mouse no dispositivo USB problemático ou no driver mostrando “Dispositivo Desconhecido” ou “Unknown Device” e selecione “Atualizar Driver” ou “Update Driver“.

Gerenciador de Dispositivo - Atualizar driver USB

4. Selecione “Procure automaticamente por software de driver atualizado” ou “Search automatically for updated driver software” e siga as instruções na tela para concluir o processo de atualização.

5. Uma vez feito isso, reinicie o seu computador para ver as alterações.

Solução 6: exclua permanentemente o driver USB

Ao tentar uma das soluções anteriores, tenho a certeza que conseguirá resolver o problema do USB não reconhecido, mas se quiser saber outras soluções, também pode escolher esta solução, que é eliminar definitivamente o driver USB.

Após entrar no menu “Gerenciador de Dispositivos“, vá até a opção USB com problema, clique nela com o botão direito do mouse, escolha “Desinstalar” ou “Uninstall” e exclua o driver permanentemente.

Gerenciador de Dispositivo - Desinstalar driver USB

Agora tudo o que você precisa fazer é reiniciar o computador. Após reiniciar, o Windows irá instalar automaticamente o driver USB, e este é um dos grandes recursos do Windows, ele instala os drivers automaticamente, agora você pode experimentar o usb e vai funcionar para você.

Conclusão

No final, concluímos dizendo que o problema do computador não reconhecer o USB é um dos grandes problemas que sempre enfrentamos, e o problema é causado por uma série de motivos, mas apesar disso, você mesmo pode resolver o problema.

Neste artigo, tentei mostrar as melhores maneiras de resolver o problema da mensagem “Windows não reconhece USB” ou “Dispositivo USB não reconhecido” ou algo do tipo. Você pode tentar qualquer uma das soluções anteriores, e tenho certeza que uma delas resolverá o problema permanentemente. O mais importante é tentar uma solução após a outra até que o problema seja resolvido.

Espero que esta informação seja suficiente para que você possa resolver o problema do dispositivo USB não reconhecido.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui