Quem nunca, ao inserir um pen drive, se deparou com a mensagem “Insira um disco na unidade USB”? Ai retira-se o USB e o recoloca, achando enfim que pode ser algum problema de contato, mas, novamente aparece a mensagem ao tentar abrir a unidade! E há a certeza de que ele foi inserido, pois é visível que está conectado.
Muitas tentativas depois, se pensa então que não há solução para o problema, e quer jogar fora o pen drive. Mas há solução, e aqui serão mostradas 05 soluções possíveis que podem ajustar nesse problema.
Por que ocorre o erro ‘Insira um disco na unidade USB’
Existem então vários motivos pelos quais isso pode ocorrer. Portanto, vamos conferir alguns dos motivos. O erro pode ocorrer pelos seguintes motivos :
- Unidade USB fisicamente danificada ou então a partição corrompida;
- A unidade USB não é compatível com o sistema operacional do computador;
- O USB tenta obter uma letra de unidade já atribuída ou reservada.
O primeiro passo é inserir a unidade USB em outro computador ou outro sistema operacional e verificar se ela funciona ou não. Com isso, poderá se assegurar se o problema é com a unidade flash USB, com a porta USB do computador ou se há incompatibilidade entre a unidade USB e o sistema operacional.
Como corrigir ‘Insira um disco na unidade USB’ no Windows 10
São 05 as soluções possíveis para corrigir o problema no Windows 10:
- execute a ferramenta de reparo de USB – utilitário CHKDSK;
- experimente enfim o solucionador de problemas de hardware e dispositivos;
- consertar a unidade USB usando diskpart.exe;
- atualize então ou reinstale os drivers USB;
- atribuir manualmente uma nova letra de unidade à unidade USB.
Solução 1: Execute a ferramenta de reparo de USB – utilitário CHKDSK
Existe um utilitário, chamado CHKDSK, o qual é frequentemente usado para consertar e recuperar drives USB corrompidos. Siga, portanto, as seguintes etapas:
- Abra o prompt de commando. Para abri-lo, pressione Win + X e selecione Prompt de Comando.
- Execute então o utilitário CHKDSK, e para isso, na janela do Prompt de Comando, digite chkdsk Z: / f / x (Substitua “Z” pela letra da unidade USB que se quer corrigir)
As letras do comando digitado farão os seguintes procedimentos :
1 – / f – tentará corrigir quaisquer erros no disco
2 – / x – forçará a unidade USB a ser desmontada antes de iniciar a varredura
3 – / r – irá procurar e tentar a recuperação de setores defeituosos
Solução 2: Experimente o solucionador de problemas de hardware e dispositivos
- Abra a solução de problemas no painel de controle. Para isso, abra o “Painel de Controle” e clique em “Solução de problemas”.
- Na opção “Hardware e Som”, selecione “Configurar um dispositivo”.
- Abra a “Solução de Problemas” para detectar o problema.
Depois de detectado, a opção “Solução de Problemas” poderá oferecer algumas opções de solução para resolver os problemas apresentados. Os usuários podem escolher aplicar a correção .
Solução 3: Consertar a unidade USB usando diskpart.exe
Há um comando dentro do Sistema que pode resolver o problema com a unidade USB. Siga as etapas:
- Abra o diskpart.exe, e, para isso, na caixa de diálogo “Executar” digite “diskpart ” e pressione Enter.
- Com o aplicativo aberto, digite os seguintes comandos na seguinte ordem:
diskpart
lista disco
selecionar disco x (onde o x é o número da unidade flash USB, que se quer corrigir, mostrada na tela)
limpar
criar partição primária
ativa
selecionar partição x (sendo o número da partição criada)
formato fs = fat32
Solução 4: Atualize ou reinstale os drivers da porta USB
Uma das possíveis soluções é reinstalar, ou atualizar, os drivers da porta USB do computador, através do “Gerenciador de Dispositivos” do Windows 10. Ele pode ser acessado de duas formas:
- Com uma janela aberta, selecione, na listagem esquerda, com o botão direito do mouse, “Este Computador” e selecione, na lista suspensa, “Gerenciar”. Abrirá uma nova janela e, ali, terá o “Gerenciador de Dispositivos”.
- Pressione a tecla Win + X e selecione, na lista, “Gerenciador de Dispositivos”.
- Atualize os drivers da porta USB
- Abra o “Gerenciador de Dispositivos”, clique em “Unidades de Disco”, e abrirá novas opções. Em seguida, clique com o botão direito na unidade USB e selecione a opção “Atualizar Driver de Software”.
- Será aberto o Assistente de Atualização de Driver de Software. Depois clique em procurar automaticamente por atualizações e aguarde.
- Após o Assistente realizar a pesquisa, se houver novos drivers, selecione “Atualizar Drive”, caso contrário aparecerá a mensagem informando que você já está com o software ou drive atualizado.
- Reinstale os drivers USB
- No “Gerenciador de Dispositivos”, clique em “Unidades de Disco”, e abrirá novas opções. Em seguida, clique com o botão direito na unidade USB e selecione a opção “Desinstalar”.
- Será aberta uma caixa de comando, onde deve-se acessar “OK” para confirmar a desinstalação do dispositivo .
- Após, reinicie o computador para que o Windows instale os drivers das unidades de USB, automaticamente.
Solução 5: atribuir manualmente uma nova letra de unidade à unidade USB
Outra solução possível é, manualmente, atribuir em seguida uma nova letra à unidade USB, através do “Gerenciamento de Disco” do Windows 10. Ele pode ser acessado de duas formas:
- Com uma janela aberta, selecione, na listagem esquerda, com o botão direito do mouse, “Este Computador” e selecione, na lista suspensa, “Gerenciar”. Abrirá uma nova janela e, ali, terá o “Gerenciamento de Disco”.
- Pressione a tecla Win + X e selecione, na lista, “Gerenciamento de Disco”.
- Clicar com o botão direito do mouse no disco que representa a unidade USB e selecione em seguida “Assistente de Novo Volume Simples”.
- Atribua então uma letra de unidade ou caminho e partição de formato.
Logo depois, a unidade USB foi nomeada com sucesso como letra H, no exemplo.
Como recuperar arquivos excluídos depois que o erro “Insira um disco na unidade USB” for corrigido
As soluções apresentadas podem então gerar a formatação da unidade flash USB, fazendo com que os arquivos que ali estavam, sejam apagados.
Caso isso aconteça, há ferramentas específicas que, se utilizadas, podem enfim recuperar os dados apagados, recuperando os arquivos. Uma destas ferramentas é o iSumsoft Data Refixer.
Vá então na área de download e procure então o arquivo “Data Refixer”.
Após a instalação, abra o programa e selecione a unidade flash USB que deseja recuperar. Em seguida, clique em “Iniciar” para que o processo de escaneamento e localização comece.
Após concluído o escaneamento e recuperação, selecione então os arquivos que quer efetivamente recuperar e clique em “Recuperar”. Escolha em seguida a pasta onde quer que esses arquivos sejam salvos.
Resultado de problemas com “Insira um disco na unidade USB”
Existem então três razões principais para o erro ‘Insira um disco na unidade USB’. E com o objetivo de razões específicas, os usuários do Windows 10 podem enfim escolher métodos introduzidos além em seguir as etapas:
Como mostrado, podem ser três as razões para que o erro ‘Insira um disco na unidade USB’ apareça em seu computador, após conectar um pen drive ou unidade flash USB. Entretanto, o Windows 10 possui ferramentas que podem resolver o problema, tendo as seguintes opções :
Caso o motivo apresentado para o erro seja que o USB está corrompida, então deve-se acionar o utilitário CHKDSK do Windows 10, ou tentar solucionar formatando a unidade USB com o “diskpart.exe”.
Se o motivo, para o aparecimento do erro, for a incompatibilidade entre a unidade USB e o sistema operacional do computador, deve-se então tentar atualizar ou reinstalar as unidades USB.
Por fim, se a motivação for a ausência de “letra” de unidade para o USB, pois ela já está atribuída ou reservada, é recomendável atribuir uma nova letra à unidade USB .
Após a solução do problema, caso a unidade USB tenha sido formatada, pode-se utilizar uma ferramenta de recuperação de dados, como o iSumsoft Data Refixer, fazendo então o download no site oficial e instalando-o para que se proceda a recuperação de dados.
Salvo meu dia