Como testar a velocidade da sua Internet

Às vezes é preciso testar a velocidade da sua Internet para saber com certeza se sua operadora está fornecendo adequadamente a velocidade que você contratou no plano. Porém, nem todas as ferramentas são confiáveis ou de fácil entendimento. Daí, a necessidade de ver as melhores alternativas que há, sejam elas de softwares, sites oficiais ou mesmo opções do próprio computador.

Há vários meios para o teste de velocidade da Internet, mas nem todos são confiáveis ou exatos, por isso a dúvida de tantos quando o teste é necessário.

Há alternativas gratuitas, como o Brasil Banda Larga é um teste gratuito oferecido pela Anatel, que revela dados de download e upload. Mas os dados são dificilmente interpretados, já que a linguagem é muito técnica.

Portanto, existem alternativas mais completas e fáceis, como programas específicos para isso e soluções dentro do próprio computador. Mas, se acalme que não será necessário fazer pesquisas e achar as melhores alternativas para seu computador ou celular, selecionamos aqui algumas alternativas eficazes e seguras para a medição da sua Internet, onde não será preciso fazer downloads, podendo usar a sua própria máquina para fazer o teste. É só acompanhar o artigo.

Veja algumas opções:

Como ver a velocidade da Internet no Windows

No Windows 10 é possível testar a velocidade da Internet de forma simples, sem instalar nada no PC.

De forma fácil, você pode analisar a velocidade da sua Internet e o próprio Windows fornecerá informações como endereço do IP, intensidade do sinal, além de relatórios e métricas.

Veja agora como você pode testar a velocidade da sua internet sem fio com um passo a passo simples no próprio computador ou notebook:

  1. Primeiramente tenha certeza de que está conectado à rede WiFi pretendida, verificando no ícone na barra de tarefas;
  2. Pressione as teclas Ctrl + Shift + Esc ou Ctrl + Alt + Del, se abrirá uma tela azul com as opções: Bloquear, Trocar usuário, Sair, Alterar uma senha e Gerenciador de tarefas. Selecione a última opção;
  3. Se abrirá uma janelinha com várias opções e aplicativos. Note que o Windows fornece estatísticas sobre cada programa instalado em seu PC. Clique na parte inferior direita em “Mais detalhes”, onde há uma seta para baixo;
  4. Se abrirá uma janela maior, e agora é só selecionar “Desempenho”, na parte superior;
  5. Para saber a velocidade da Internet, clique em WiFi e pronto, lhe será fornecido as informações e estatísticas sobre a velocidade da sua Internet.

Perceba que não foi preciso baixar nenhum programa para verificar as estatísticas. Agora saiba como testar a sua Internet no celular Android.

Como ver a velocidade da Internet no Android

Testar a velocidade da Internet no celular Android é tão simples quanto medir no PC. Só é preciso um navegador atualizado, de preferência o Chrome, mas o browser próprio do seu celular servirá. Agora siga o passo a passo para saber como:

  1. No navegador do próprio celular, acesse o Google e pesquise pelas palavra-chave “teste da internet”. Assim que for carregado, logo na primeira opção, você verá o mecanismo do Google, com o título “Teste de velocidade da Internet”. Lá embaixo, depois dos textos de explicação, haverá um botão azul escrito “EXECUTAR TESTE DE VELOCIDADE”. Aperte nele e será iniciado o processo de análise;
  2. Primeiramente, o mecanismo do Google irá testar a velocidade de transferência do download;
  3. Posteriormente será medida a velocidade de transferência do upload;
  4. Por último, você receberá um relatório de análises com a média da velocidade de sua Internet, incluindo o download e upload. Você pode ver a latência do WiFi e o servidor. O Google fornece ainda um diagnóstico de conexão, mostrando o que causa a lentidão da Internet e o que pode ser feito.

Viu como é simples?

Embora as duas alternativas anteriores possam ser simples de serem feitas, é complicado de entender os relatórios feitos por elas. Com dados jogados, nomes estranhos e extensões complexas, uma pessoa leiga fica incapaz de compreender os dados e acabar confusa, não sabendo ainda da velocidade da Internet e estando alheia aos diagnósticos de rede.

Para que pessoas iniciantes em tecnologia possam entender melhor os dados oferecidos por cada teste de velocidade, foram criados softwares e sites completos para atender a demanda.

Veja agora um site completo para esse propósito:

Teste de internet online

Se você não quer baixar software para fazer os teste de internet, então a melhor solução é o uso de sites que oferecem esse serviço. Inclusive é a maneira mais rápida de testar a conexão da internet, pois basta acessar o site, clicar num botão e pronto.

Você pode encontrar diversos sites na web, mas como utilizamos muito aqui o site SpeedCheck, então podemos recomendá-lo pois temos propriedade para falar sobre ele.

O SpreedCheck é um site completo para o teste de velocidade de Internet, com artigos explicando cada variável dos relatórios.

Através da execução de outros testes que verificam cada aspecto da conexão, como latência, download e upload, o site fornece as análises de forma rápida.

Para testar a latência, o site analise o pacote de dados que é enviado pelo dispositivo para o servidor do SpreedCheck, que é devolvido ao dispositivo. O tempo que leva para o pacote de dados fazer todo esse caminho é a latência, e para uma análise precisa, são feitos vários testes de latência, e o resultado é a média de todos esses testes.

Para testar a velocidade de download são abertas várias conexões simultâneas para iniciar o download de um arquivo de dados em todas as conexões feitas. Assim, toda a transferência de dados feita é medida num velocímetro do site. O registro da transferência de dados contra o tempo da medição do texto feito resulta na velocidade de internet disponível pra fazer o download de dados.

Finalmente, para testar a velocidade de upload, é feito justamente o oposto do teste de download. Assim como na medição anterior, o servidor do SpeedCheck abre diversas conexões e um arquivo de dados é criado no PC ou celular e é enviado por todas conexões feitas para o servidor. Confirmando que a transferência máxima seja testada pelo velocímetro do site, são enviados dados ao servidor através da rede. Portanto, o registro da transferência de dados resulta na velocidade de Internet para o upload.

Agora que você já sabe mais ou menos como interpretar os dados de testes de velocidade da sua Internet, é importante frisar que o SpeedCheck faz todas as medições de forma rápida e automática. Ele está disponível no navegador e também é possível baixar com app, disponível para iOS e Android.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui