Antes de mais nada você muito provavelmente já ouviu falar do termo WWW, isto é basicamente World Wide Web ou simplesmente Web.
World Wide Web (em inglês Rede Mundial de Computadores – traduzido por Proddigital Idiomas) basicamente é um acervo de sites ou páginas da Web. Estão armazenados em servidores da Web e além disso são conectadas entre computadores através da Internet.
Em segundo lugar esses sites contêm várias recursos, isto é, imagens, textos, áudios, vídeos bem como outros outros conteúdos existentes.
Como é possível acessar World Wide Web?
Os usuários podem acessar o conteúdo desses sites de qualquer parte do mundo pela Internet usando seus dispositivos, como computadores, laptops, telefones celulares, etc. Com isso permite a recuperação e a exibição de texto e mídia no seu dispositivo.
O acesso ao conteúdo de sites pode ser feito das seguintes maneiras:
- Digitanto o URL da página que pretende acessar no seu navegador da Internet.
- Clicando sobre um hiperlink ou hipertexto.
Como funciona o WWW?
Em síntese é um serviço que permite facilitar a obtenção de informações da Internet. Isto é, usando a Web os usuários podem ter acesso a uma vasta gama de documentos conectados ente si por via de hipertextos, hiperlink ou outros tipos de ligações.
Por outro lado a Web também auxilia fazendo a ligação entre o cliente e servidor.
Os servidores armazenam e transmitem documentos para outros computadores que estão ligados na mesma rede. Eles são enviados após serem solicitados.
Por fim existem a função do navegador de Internet (browser) que permite aos usuários visualizar os documentos recebidos. Abaixo encontra-se uma imagem que ilustra o funcionamento descrito acima.
História da World Wide Web
A World Wide Web foi inventada por um cientista britânico, Tim Berners-Lee, em 1989.
Ele estava trabalhando no CERN quando inventou o WWW.
Na época existia uma grande necessidade de ferramentas de comunicação confiáveis para que os cientistas e investigadores pudessem trocar informações sobre suas pesquisas.
Por isso ele foi desenvolvido por Tim para atender à necessidade de compartilhamento automatizado de informações entre cientistas de todo o mundo, para que eles pudessem compartilhar facilmente os dados e resultados de seus experimentos e estudos.
Em 1989 o hipertexto já tinha sido criado e estava disponível na Internet.
No entanto ninguém pensou em usar a internet para vincular ou compartilhar um documento com outro.
Então o cientista Tim Berners-Lee se concentrou em três tecnologias principais que poderiam fazer com que os computadores se entendessem: HTML, URL e HTTP.
Portanto, o objetivo por trás da invenção da WWW era combinar tecnologias recentes de computadores, redes de dados e hipertexto em um sistema de informação global eficaz e amigável.
Evolução do código durante estes últimos anos
A World Wide Web já passou por várias transformações evolutivas no seu sistema. Devido ao crescente numero de usuários na Internet foi necessário implementar novas formas de interagir e comunicar que foram bastante visíveis entre as diferentes versões.
- Web 1.0 – É a primeira versão, considerada como estática. Nesta versão os conteúdos não poderiam ser alterados pelos usuários finais. As páginas eram apenas para leitura ou seja, não existia qualquer iteração com a página. Apenas o webmaster ou programador podiam fazer alterações na página.
- Web 2.0 – A web 2.0 é a versão utilizada atualmente. É bastante dinâmica e iterativa. O usuário final já tem a possibilidade de participação. Pode postar comentários, enviar imagens, compartilhar arquivos e fazer milhares de outras coisas.
- Web 3.0 – Tem o intuito de mudar as formas de pesquisas para facilitar a vida do usuário. Esta versão vem incrementar a interatividade entre homem e máquina. Os conteúdos online estarão organizados de forma semântica, muito mais personalizados para cada internauta, sites e aplicações inteligentes e publicidade baseada nas pesquisas e nos comportamentos.
Benefícios para os usuários
A criação do World Wide Web foi fundamental para a forma como utilizamos a Internet. Sem esta tecnologia seria impossível de acessar uma página específica à escolha da usuário.
No passado quase todo mundo escrevia o www antes do domínio da página que pretendiam acessar. Enquanto que hoje já não é necessário escrever isso antes do domínio pois os navegador atualmente entendem que todos os sites pertencem a ao WWW.
Através da WWW é possível aos usuários comunicar em páginas, como postar comentários ou enviar imagens.