A palavra download, utilizada na área da tecnologia significa receber arquivos de um outro lugar remoto, como a Internet, por exemplo.

É através deste conceito que é estabelecida uma comunicação de dados entre um computador ou servidor, para efetuar uma transmissão de arquivos.

Nos dias de hoje, os navegadores web (Browser) realizam uma conexão com o servidor onde os arquivos estão hospedados, por meio do protocolo HTTP. Isto torna o download mais fácil e seguro, do que era há muitos anos.

download

Embora a palavra Download seja originalmente de língua inglesa, no Brasil também é utilizada a palavra Baixar.

Esse termo é muitas vezes aplicado aos jogos, pois estes, para serem jogados necessitam de ser baixados de plataformas online, como por exemplo a Steam.

É possível baixar qualquer arquivo, independentemente do seu formato. No entanto, isso não significa que ele será executável no seu computador.

Os arquivos podem ser texto, imagens, jogos, aplicativos entre qualquer outro tipo.

A palavra download não está associada a nenhuma ilegalidade, pois na internet encontram-se muitos arquivos disponíveis para download gratuito. No entanto, quando algum arquivo possui direitos ou não foi disponibilizado pelo seu proprietário, então esse ato torna-se ilegal.

Como download é utilizado todos os dias em grandes quantidades pela Internet, o seu conceito foi melhorado, tanto na segurança como também na transmissão. Quando você baixa um arquivo, normalmente o seu Anti-Vírus irá analisar este documento e confirmar se é seguro.

Igualmente, quando se está baixando um arquivo e a Internet fica em lenta, muitos navegadores estão habilitados a recomeçar desde o momento onde parou.

Por sua vez, a palavra Upload é o inverso de Download.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here