Metadados são dados sobre outros dados. São informações adicionais sobre algum dado, que têm como objetivo aumentar o nível de detalhe desse dado.

Funcionam principalmente para organizar dados e os tornar ainda mais detalhados e únicos.

Metadados

A sua importância

Quando se possui objetos idênticos, por vezes é necessário adicionar informação a algum, para o tornar diferente do outro. Os metadados adicionam informações únicas relativas a um objeto ou dado, para que este seja exclusivo.

metadados

Por exemplo, uma biblioteca possui um banco de dados com todos os livros existentes no edifício. Nessa biblioteca podem existir dois livros com o mesmo título, embora de edições diferentes.

Se alguém quiser encontrar um desses livros e se apenas indicar o seu título, torna-se difícil de distinguir qual dos dois é pretendido.

Então, os livros são catalogados em um banco de dados com recurso a metadados.

O livro torna-se um dado, enquanto que o seu titulo, autor, editora, ISBN e ano de publicação tornam-se metadados.

Então metadados são pequenas informações sobre um dado, que o completam e distinguem de outro semelhante.

Outros exemplos

Os metadados não se encontram apenas em livros. Estão presentes em todos os materiais que se pode catalogar e inclusive na internet também.

No YouTube os metadados encontram-se no título, descrição e tags de um vídeo. São esses três elementos que permitem organizar os vídeos para que estes sejam encontrados quando alguma pesquisa é realizada. Se forem utilizados da forma correta, podem-se tornar a chave para obter muitas visualizações.

Do mesmo modo, também uma capa de um livro, uma imagem ou capa de disco pode ser considerada um metadado, desde que acrescente detalhes a um outro dado.

Para além da utilização de metadados na documentação, estes também podem ser utilizados para Data Warehouse.

metadados-datawarehouse

Funcionando como um armazém de dados, permite agrupar dados de múltiplas fontes, em um banco de dados para que seja consultada a qualquer momento com o objetivo de trabalhar no suporte à decisão.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here