Todo programador de computador ou usuário da internet já ouviu falar em PHP, bem como em outros termos, como HTML e WWW. E ainda sabe que quando acessa um site, blog ou rede social, pelo menos um destes termos está presente.

Se você está lendo este artigo, certamente busca saber o que é PHP e por que é importante conhecer e utilizar esta linguagem de programação livre muito presente em nosso dia a dia.

Buscamos trazer explicações simples e objetivas a respeito dessa linguagem de programação, mostrando as vantagens de conhecê-lo e quais benefícios pode trazer para o seu projeto.

Um pouco da história do PHP

rasmus lerdorf - criador do php
IMAGEM: Rasmus Lerdorf/Wikipedia

Personal Home Page em linguagem original e mais simples, ou “Hypertext Preprocessor”, o PHP foi criado em 1995 na Dinamarca, por Rasmus Lerdof. Foi uma das primeiras linguagens de programação a atuar diretamente com HTML em criação de páginas na web. Inicialmente, esta tecnologia chamada por Lerdof de PHP/FI tinha o objetivo principal de armazenar a quantidade de visitas recebidas por um site.

Atualmente, é a linguagem de programação mais utilizada e busca gerenciar aplicativos web de forma rápida, simples e cada vez mais eficiente.

Tudo o que envolve a segurança e o desempenho da linguagem web pode ser gerenciado pelo PHP.

E  por que preciso conhecer PHP?

Ele é considerado a linguagem de programação Server-side mais popular no mundo, utilizada por redes sociais como Tumblr e Facebook e sites bem conhecidos como Yahoo e Wikipedia. Conhecer esta tecnologia pode fazer toda a diferença para a segurança e eficiência de seu site, blog ou loja virtual.

Você pode ter ouvido falar de outras linguagens bem interessantes neste meio, como Java, Ruby e Python, mas o que o torna especial diante das outras linguagens web? Confira as vantagens de utilizar PHP:

  • Será fácil encontrar plataformas para hospedagem bem mais baratas;
  • É muito popular e está entre as dez melhores e mais usadas linguagens de programação do mundo;
  • Há muitos frameworks para te auxiliar no processo de desenvolvimento, como Zend, Symfony e Laravel;
  • Mesmo tendo uma programação difícil, a estrutura facilita o processo de aprendizagem;
  • Pode se tornar um especialista e terá uma profissão muito promissora, pois, se fizer uma pesquisa rápida, verá que há muitas vagas para programadores PHP.

Além disso, se pretende criar seu próprio site para divulgar seus serviços ou ter uma loja virtual, pode ser bem vantajoso conhecer um pouco mais sobre a linguagem PHP.

Como aprender sobre PHP?

E quando decidir que vale a pena conhecer o PHP, terá que pensar em qual o melhor caminho a trilhar para ter um conhecimento mais aprofundado sobre este tema.

A melhor opção é investir em cursos php do zero ao profissional, pois poderá aprender da forma mais simples e sem rodeios, desde o nível básico ao avançado.

É importante também conhecer linguagens JavaScript, CSS e HTML, para que seja mais fácil entender outras linguagens.

E à medida que novos temas surgirem, há uma grande comunidade on-line que pode ajudá-lo a conhecer melhor o PHP e outras linguagens web.

Pode começar a treinar suas habilidades em plataformas de hospedagem gratuitas, mas se pretende desenvolver um projeto mais sólido e profissional, é melhor escolher a melhor plataforma de hospedagem de sites e pôr em prática os conhecimentos sobre PHP.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here