A aposentadoria aos 50 anos é um sonho para a grande maioria dos brasileiros. Mas com a Reforma da Previdência, de 2019, pode ser difícil conseguir esse feito, graças às novas regras de idade mínima e tempo de contribuição.
No entanto, de acordo com especialistas no assunto, essa geração possui uma ótima chance de conseguir o benefício, mas é preciso cautela para decidir a melhor hora para fazer a solicitação.
Quer saber mais? Então não deixe de acompanhar o conteúdo até o final, para saber mais sobre os critérios para conseguir se aposentar com essa idade. Boa leitura!
É possível pedir a aposentadoria aos 50 anos?
Segundo estudiosos da área previdenciária, a geração 50+ é a que possui as melhores chances de se aposentar, além de escolher a melhor modalidade do benefício.
Contudo, para isso, é preciso que as mulheres tenham 25 anos de tempo de contribuição, e 30 anos, no caso dos homens, até a Reforma da Previdência, em 2019.
Dessa forma, desde essa reforma, as leis previdenciárias passaram por mudanças. Agora, é necessário estar por dentro dos novos critérios de elegibilidade, especialmente para quem deseja conseguir a aposentadoria aos 50 anos.
A importância do planejamento previdenciário
Hoje em dia, é comum que os trabalhadores nascidos nos anos 70, e possuem o tempo necessário de contribuição, preferiram outras modalidades de aposentadoria. Ou seja, aquelas que não possuem idade mínima como requisito, a fim de conseguir o melhor benefício.
Ademais, esses trabalhadores também costumam buscar opções de aposentadoria aos 50 anos que contem com benefícios com regras de cálculo mais vantajosas. No entanto, muitos ainda cometem o erro de se precipitar ao escolher e definir benefícios, optando por valores menores.
Isso ocorre, na grande maioria das vezes, pelo medo que esses trabalhadores possuem, além da insegurança com o futuro previdenciário. Ou seja, mudanças nas leis, traumas decorrentes da Reforma da Previdência, instabilidade e outros fatores, influenciam diretamente nessa decisão.
Assim, muitas vezes o contribuinte acaba aceitando a “aposentadoria da vez”, sendo que, com mais um mês, ou mais um ano, ele poderia conseguir um valor até 30% mais alto. E, para evitar esse tipo de problema, é muito importante ter um bom planejamento previdenciário desde cedo.
O foco principal do seu planejamento previdenciário deve ser a escolha do melhor benefício. Afinal, escolher a aposentadoria com mais vantagens é um direito do trabalhador, desde que este possua mais de uma disponível.
Aposentadoria aos 50 anos: como decidir a hora de fazer o pedido?
Como já vimos, a precipitação ao decidir a hora de pedir a aposentadoria aos 50 anos pode impactar diretamente, de maneira negativa, o valor final do benefício. Sendo assim, é importante saber quando é o melhor momento para entrar com o seu pedido junto ao INSS.
Sendo assim, fique atento às opções disponíveis e tome cuidado com benefícios que já podem ser requeridos, como a Aposentadoria por Idade com redução de tempo, como no caso dos trabalhadores rurais e pessoas com deficiência.
Além disso, fique atento também a outras modalidades, para saber se você já se enquadra nos critérios, como a de Direito Adquirido e a de Regras de Transição de Pedágio com 50%.
Uma outra dica para quem quer saber qual a melhor hora para pedir a aposentadoria aos 50 anos é ficar de olho nos benefícios que estão mais próximos. É o caso da aposentadoria por idade, seja rural, urbana ou híbrida, e a aposentadoria especial por pontos, por exemplo.
Então, fique atento a seus direitos e, em caso de dúvidas, consulte um advogado especializado em direito previdenciário para garantir sua aposentadoria aos 50 anos. Até a próxima!