Pular para o conteúdo

Atenção! Estes golpes bancários estão em alta, previna-se

Compartilhe:
Imagem de um hacker invadindo contas de banco representando os golpes bancários estão em alta
IMAGEM - Chat GPT

Com o avanço da tecnologia, muitas coisas boas acontecem. Por outro lado, os bandidos também acompanham essa evolução e, assim, surgem novos golpes bancários todos os dias.

Os aposentados e pensionistas do INSS, aliás, são um dos principais alvos desses bandidos. Afinal, se tratam de pessoas mais velhas, com menos afinidade com a tecnologia, têm uma renda fixa, enfim. São um prato cheio para a ação dos criminosos.

Pensando nisso, hoje trouxemos um apanhado sobre os principais golpes que estão em alta e como se proteger deles. Então, leia até o final e confira todas as dicas com atenção, pois elas podem te livrar de prejuízos e transtornos.

Quais os golpes bancários estão em alta?

Como já era de se esperar, foi o tempo em que a “saidinha de banco” era o principal tipo de golpe bancário. Hoje, com o advento da Internet, as principais abordagens para a aplicação de fraudes e roubos são online. Assim sendo, atualmente, alguns dos golpes bancários mais comuns incluem:

  • Phishing: Golpistas enviam e-mails ou mensagens de texto fingindo ser instituições financeiras legítimas, pedindo informações pessoais e bancárias;
  • Impostor do Governo: Golpistas se passam por autoridades governamentais, alegando que há problemas com a conta e pedindo transferências de dinheiro;
  • Cheques falsos: Consiste em receber cheques inesperados e ser solicitado a transferir parte do valor para alguém, resultando em perdas financeiras;
  • Fraude de automação: Criação de autorizações automáticas sem o conhecimento do titular da conta, resultando em saques não autorizados;
  • Fraude de caridade: Solicitações de doações para causas fictícias, muitas vezes após desastres naturais;
  • Fraude de emprego: Ofertas de emprego falsas que exigem pagamento de taxas ou transferência de dinheiro;
  • Fraude de verificação de código: Golpistas pedem códigos de verificação de segurança, os quais eles usam para acessar contas

Como se prevenir desse tipo de golpe?

Para se prevenir contra golpes bancários, adote algumas práticas simples, mas eficazes. Primeiro, nunca compartilhe suas senhas ou informações pessoais por telefone, e-mail ou mensagem. Lembre-se de que bancos nunca pedem esses dados por esses meios. Seja desconfiado de contatos que não solicitou e que pedem informações pessoais.

Outra dica é manter um software de segurança e antivírus atualizados. Isso ajuda a proteger seus dispositivos contra malware que pode roubar suas informações. Além disso, evite clicar em links ou anexos de e-mails, ou mensagens de remetentes que você não conhece.

Sempre verifique a autenticidade dos sites que você acessa. Certifique-se de que o endereço do site começa com “https” e tem um ícone de cadeado, indicando que é seguro. Ademais, use senhas fortes e diferentes para cada conta e considere a utilização de um gerenciador de senhas.

Para aposentados e pensionistas do INSS, é muito importante estar atento a qualquer comunicação falsa que utilize o nome do INSS para solicitar dados. Sempre confirme as informações diretamente com a instituição por meios oficiais, como o site, app Meu INSS ou telefone 135.

Por último, mantenha-se informado sobre os tipos de golpes bancários mais comuns, voltando aqui no site sempre, pois sempre traremos alertas para que você se proteja. Aliás, compartilhe essas informações com amigos e familiares. Assim, todos ficam mais protegidos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.