Os bancos emitem alerta contra golpes por causa do aumento de fraudes que estão acontecendo recentemente no Brasil. Nesta matéria, vamos falar sobre o avanço das tecnologias e como os criminosos aproveitam da facilidade atual para enganar outras pessoas. As tecnologias foram criadas para facilitar a vida dos usuários e permitir que tudo seja mais seguro. No entanto, golpistas têm usado estratégias cada vez mais inovadoras para roubar pessoas desinformadas. Por isso, bancos avisam população para ter cuidado e vamos falar sobre isso durante a matéria. Confira:
Bancos avisam população para ter cuidado e emitem alerta contra golpes
Os golpistas estão se tornando cada vez mais criativos na arte de roubar pessoas desinformadas. Por isso, bancos avisam a população para ter cuidado e emitem alerta contra golpes ensinando diversas formas de atuação desses criminosos. Afinal, esses bandidos utilizam diversas maneiras de acessar contas ou solicitar transferências das pessoas que entram em contato com os golpistas.
Seja por telefone, seja por e-mail, os criminosos utilizam linguagem técnica e enganam até pessoas mais informadas sobre os golpes. Portanto, fique atento ao alerta contra golpes e tome cuidado para não perder seu dinheiro para esses bandidos. Confira:
Como identificar golpes bancários?
Primeiramente, as pessoas precisam aprender a decifrar golpes bancários para que não caiam em fraudes. Por exemplo, instituições financeiras não pedem para que ninguém instale aplicativo ou softwares por ligação telefônica. Se você já recebeu alguma ligação pedindo que instale algum tipo de programa em seu celular ou computador, desconfie.
Muitas vezes, os criminosos utilizam linguagem técnica e fingem para enganar as pessoas e induzi-las ao erro. Por isso, veja as principais formas de atuação e fique atento ao alerta contra golpes:
Verifique a fonte
Atualmente, qualquer pessoa consegue verificar se a fonte é verdadeira antes de realizar qualquer tipo de negociação. Para isso, você precisa pesquisar se o número ou e-mail que entrou em contato está presente no site oficial daquela empresa que está realizando a cobrança.
Desconfie de qualquer link
Desconfie de qualquer link que seja enviado por fontes desconhecidas e é por causa disso que o tópico anterior é tão importante. Afinal, você conseguirá saber se o contato que lhe enviou o link é confiável para que você realize a transação.
Não compartilhe informações por telefone ou mensagem
Nenhuma instituição bancária vai solicitar informações por telefone ou mensagem de WhatsApp. Nenhuma! Por isso, jamais passe informações como CPF, RG, número de conta, senha, fotos, entre outros. Afinal, os golpistas utilizam essas maneiras de se comunicar para ter acesso aos seus dados e aplicar seus crimes.
Desconfie de propostas irrecusáveis
Entenda que qualquer proposta irrecusável é digna de desconfiança. Ou seja, jamais aceite qualquer proposta que seja de alto retorno sem oferecimento de risco. Afinal, qualquer investimento traz riscos e isso precisa ser deixado bem claro. Portanto, desconfie de qualquer pessoa que diga que você poderá ganhar dinheiro de forma fácil e rápida sem prestar serviços ou correr riscos.
Fique atento a qualquer alerta contra golpes bancários
Os bancos avisam população para ter cuidado e emitem alerta contra golpes e todos precisam ficar atentos para evitar essas fraudes. Visto que, os bandidos buscam formas de se atualizar para continuar aplicando seus crimes e enganando pessoas indefesas e desinformadas. Portanto, mantenha-se atualizado para conhecer a forma que esses criminosos operam.