Search
Close this search box.

Golpe do desbloqueio do FGTS: veja como não cair

Compartilhe:
Homem sofrendo golpe do desbloqueio do FGTS
Imagem - Freepik

Uma nova modalidade de golpe, do desbloqueio do FGTS, tem se propagado na Internet, e vem causando muita apreensão entre os trabalhadores. 

Nas redes sociais, postagens que prometem o desbloqueio de valores retidos nas contas do fundo de garantia chamam a atenção. Porém, quando a pessoa entra e cumpre as etapas solicitadas, descobre que caiu em um golpe.

Assim sendo, é muito importante estar atento para perceber os sinais de fraude e evitar perder grandes somas do fundo de garantia, que é um dos direitos mais importantes do trabalhador brasileiro.

Como funciona esse golpe do desbloqueio do FGTS?

O golpe do desbloqueio do FGTS acontece da seguinte forma:

Continue depois da publicidade
  • O estelionatário posta um conteúdo prometendo desbloquear todo o dinheiro que você tem nas contas do fundo, inclusive o saldo inativo;
  • Você clica e é vai para um site onde responde um questionário com informações pessoais, como RG, CPF, senha do app FGTS, dentre outras;
  • Os golpistas usam essas informações para fazer empréstimos do saque aniversário, abrir contas em bancos e pedir cartões de crédito em seu nome, por exemplo.

Além dessa abordagem, os bandidos também podem mandar e-mails e mensagens com uma roupagem que lembra muito instituições sérias, levando a pessoa a acreditar que se trata de uma transação segura. No entanto, ao fornecer as informações, o trabalhador acaba caindo no golpe.

O que fazer quando cai no golpe do FGTS?

Se você cair no golpe do FGTS, precisa fazer imediatamente um boletim de ocorrência. Assim, a polícia irá investigar a origem das mensagens ou postagens para chegar até os bandidos e tomar as medidas cabíveis.

Vale lembrar que nem sempre é possível recuperar o dinheiro desviado. Além disso, provar que não foi você quem fez um empréstimo ou solicitou um cartão de crédito também é complicado. Então, essa situação pode gerar muito transtorno.

Fizeram um empréstimo do meu FGTS e agora?

Se fizeram um empréstimo no seu FGTS, procure a polícia quanto antes. É muito arriscado e provavelmente inútil tentar resolver por conta própria, falando com os bandidos, por exemplo.

Continue depois da publicidade

Por outro lado, a polícia tem os meios para rastrear os malfeitores e, portanto, mais chances de reaver seu dinheiro, além de punir os responsáveis.

Como não cair no golpe do desbloqueio do FGTS?

Para não cair no golpe do desbloqueio do FGTS, em primeiro lugar, desconfie de qualquer oferta nesse sentido. É preciso lembrar que o dinheiro do fundo de garantia só pode ser acessado em situações específicas, como demissão sem justa causa, aposentadoria, em caso de liberação de saque calamidade, dentre outras.

Já os saldos inativos, se houver qualquer ação de liberação por parte do Governo, também haverá uma ampla divulgação nos meios de comunicação. Então, se você não viu nada nos jornais da rede aberta de TV ou em nosso site e outros que sejam sérios, desconfie.

Além disso, você pode tomar outras medidas de prevenção, como:

  • Jamais clicar em links suspeitos;
  • Nunca fornecer seus dados para fontes não confiáveis;
  • Trocar suas senhas a cada 6 meses e nunca usar a mesma senha em mais de um site;
  • Bloquear qualquer tentativa de contato por parte de pessoas ou empresas que você não conhece.

A liberação do FGTS acontece diretamente entre a Caixa e o trabalhador, sem intermediários. Já as antecipações do saque-aniversário só são feitas mediante autorização do banco no app do fundo. E a lista de bancos pré-aprovados para conceder o crédito já consta lá. Qualquer empresa que não conste na lista não tem autorização para essa transação.

Por fim, caso você tenha dúvidas e esteja receoso de cair no golpe do desbloqueio do FGTS, entre em contato com a Caixa pelo WhatsApp ou ligação no número 0800 104 0 104.

Teremos o maior prazer em ouvir seus pensamentos

Deixe uma Comentário

Veja também:

Registrar Nova Conta
Redefinir Senha
Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.