Os benefícios pagos em agosto já estão com datas definidas. Assim, sejam os beneficiários de programas sociais, como o Bolsa Família, ou mesmo os trabalhadores CLT, muitos brasileiros já podem ficar no aguardo, para receber os valores a que têm direito.
De acordo com informações do Governo Federal, os pagamentos irão ocorrer em três grupos. E, com isso, espera-se que a Caixa Econômica Federal comece a liberar as consultas nas próximas semanas.
Então, se você irá receber alguns dos benefícios pagos em agosto, não deixe de ler até o final, para entender os detalhes e regras de cada programa. Boa leitura!
Quais são os benefícios pagos em agosto?
Cada um dos benefícios pagos em agosto, deverá seguir um cronograma específico, de acordo com as regras do Governo Federal. Com isso, espera-se que até o fim do mês, todos os cidadãos tenham feito o saque, desses valores que lhes são de direito. Veja quais são esses benefícios a seguir:
Bolsa Família
A expectativa é de que o primeiro grupo a receber este mês seja o dos beneficiários do Bolsa Família, o maior programa de transferência de renda do Governo.
O valor base do benefício atualmente é de R$ 600, além dos adicionais do Bolsa Família, para requisitos específicos de cada grupo familiar.
A saber, o benefício será pago entre os 10 últimos dias do mês, seguindo o último dígito do Número de Inscrição Social, ou NIS, dos titulares.
Abono salarial PIS/PASEP
Outro benefício que será pago no mês de agosto, será o abono salarial PIS/PASEP. Estes valores se destinam para os trabalhadores que atuam com carteira assinada.
A saber, o calendário de pagamentos do abono teve início em fevereiro de 2024. Assim, a cada mês, novos grupos de trabalhadores recebem, de acordo com seu mês de nascimento.
Dessa forma, em agosto, o calendário chegará ao fim, com o pagamento do PIS e do PASEP para os trabalhadores nascidos em novembro e dezembro.
Benefícios pagos em agosto: saque-aniversário do FGTS
Por fim, dentre os benefícios pagos em agosto, também está o saque-aniversário do FGTS. Contudo, esse é um programa específico para quem fez a escolha dessa modalidade, ao invés da modalidade de saque-rescisão.
Ademais, como o próprio nome sugere, só pode fazer a retirada do benefício quem faz aniversário em agosto. Assim, o saque estará disponível a partir do dia 01/08 e vai até o dia 31/10 deste ano.
Regras dos benefícios pagos em agosto
Cada um dos benefícios pagos em agosto possui regras específicas. E com isso, o Governo Federal visa garantir o recebimento em ordem, e somente de quem realmente precisa. Veja mais detalhes a seguir!
Regras do Bolsa Família
Para ter direito ao Bolsa Família, o grupo familiar precisa, em primeiro lugar, realizar o acompanhamento pré-natal das crianças. Além disso, acompanhar o calendário de vacinação também é obrigatório.
Outra regra do programa, diz respeito ao acompanhamento nutricional das crianças com menos de 7 anos. Também é necessário comprovar frequência escolar de pelo menos 60% para as crianças de 4 a 5 anos, e de 75% crianças e adolescentes de 6 a 18 anos, que não tenham terminado o ensino básico.
Por fim, é obrigatório que o grupo familiar mantenha o cadastro junto ao CadÚnico atualizado. Caso não o faça por um período de 2 anos, o benefício poderá ser suspenso ou até bloqueado.
Regras do PIS/PASEP
Outro dos benefícios pagos em agosto, é o PIS/PASEP e, para ter direito, uma das regras mais importantes é possuir inscrição no programa há, no mínimo, 6 anos.
Ademais, o trabalhador deve ter exercido atividades remuneradas, com o devido registro na Carteira de Trabalho, por pelo menos 30 dias consecutivos durante o ano-base, que nesse caso, é 2022. A renda mensal no período, também não deve ser superior a 2 salários mínimos.
A saber, para que o trabalhador possa receber o PIS/PASEP, o empregador deve informar e atualizar os dados trabalhistas de todos os seus funcionários no Rais.
Regras dos benefícios pagos em agosto: saque-aniversário
O último dos benefícios pagos em agosto, é o saque-aniversário, que será liberado para os trabalhadores que fazem aniversário neste mês. Mas, para ter direito ao saque, você precisa ter feito a opção da modalidade.
Isso pode ser feito nas agências da Caixa, pelo Internet Banking da instituição, ou ainda pelo aplicativo FGTS, disponível gratuitamente para dispositivos Android e iOS.
Ademais, a liberação começou já no dia 1° de agosto e os valores ficarão disponíveis para saque até o dia 31/10. Caso você não faça a retirada, o dinheiro voltará para os cofres públicos, e será necessário aguardar até a abertura do próximo calendário de pagamentos.