Pular para o conteúdo

Gás Para Todos: conheça o programa que beneficia os brasileiros com botijões

Compartilhe:
Imagem de um fogão aceso representando o serviço Gás Para Todos:
IMAGEM - weyo

O Gás Para Todos é o novo programa do Governo Federal, que deverá começar em janeiro de 2025. De acordo com informações, o programa deverá beneficiar 20 milhões de famílias brasileiras em todo Brasil, com botijões de gás de cozinha.

Dessa forma, o Governo deverá substituir uma iniciativa que é paga atualmente a mais de 5 milhões de famílias de baixa renda, o Auxílio-Gás. 

Quer ficar por dentro de todos os detalhes sobre esse assunto e sobre o novo programa do Governao Federal? Então acompanhe a leitura até o final, pois separamos todas as informações para você. Boa leitura!

Criação do programa Gás Para Todos

Nos últimos dias, o atual Ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, fez um anúncio importante aos brasileiros. Esse anúncio diz respeito a criação de um novo programa social, o Gás Para Todos.

Segundo o ministro, o orçamento para subsidiar a distribuição gratuita de botijões de gás à população deverá vir do Fundo Social. Vale destacar que o texto ainda aguarda ser aprovado pelo Congresso, mas a expectativa para que o projeto saia do papel é alta.

Além disso, a ideia é aumentar o número de beneficiários gradualmente. Porém, até o final de 2025, mais de 20 milhões de famílias já deverão estar se beneficiando do programa.

Saiba mais sobre o Gás Para Todos

Hoje em dia, o Governo Federal já possui um programa que visa ajudar as famílias mais pobres na compra do botijão de gás de cozinha de 13 kg. Estamos falando do Auxílio-Gás, pago a cada 2 meses, juntamente ao Bolsa Família.

No entanto, com o início do novo programa, os beneficiários que foram selecionados, poderão retirar o item de forma direta e presencialmente, em distribuidoras autorizadas pelo Governo Federal.

Atualmente, o Auxílio-Gás conta com cerca de 5,6 milhões de beneficiários, que também recebem o Bolsa Família. Porém, depois da introdução do novo programa, esse número deve aumentar para mais de 20 milhões de brasileiros, incluindo quem não é beneficiário do Bolsa Família.

Para ter direito a receber o botijão de gás, a família precisará ter a devida inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, o CadÚnico. A renda mensal também será um dos critérios de elegibilidade, sendo necessário não ultrapassar o valor de meio salário mínimo per capita, ao mês (atualmente, esse valor é de R$ 706).

Além disso, como já vimos, o pagamento do valor do Auxílio-Gás ocorre a cada 2 meses, junto com os valores do Bolsa Família. Contudo, o programa será desvinculado, com a distribuição independente dos botijões de gás de cozinha.

Como o programa vai funcionar?

Segundo as informações do Ministério de Minas e Energia, a expectativa é que o programa comece a funcionar a partir de janeiro do ano que vem. Assim, até dezembro, mais de 20 milhões de famílias já estarão recebendo os botijões de gás.

Dessa forma, para retirar o item, a família precisará se cadastrar em um aplicativo, que o Governo deverá lançar em breve. Esse cadastro deverá ser feito com todos os dados pessoais do titular do benefício.

No ato da retirada, o beneficiário precisará fornecer esse cadastro para o atendente da distribuidora, previamente cadastrada no programa. Assim, poderá levar um botijão de gás de cozinha de 13 kg para casa, sem custo algum.

Além disso, nenhuma distribuidora terá obrigação de se credenciar ao programa. Afinal, este credenciamento deverá ser facultativo.

O Gás Para Todos deve começar em breve. Então, faça sua inscrição no CadÚnico e garanta o botijão de gás para sua família, sem nenhum custo. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.