As regras do Auxílio Gás podem deixas as pessoas confusas. Afinal, será que podemos gastar os R$106 depositados a cada dois meses com outros produtos que não sejam o botijão de gás? Pois bem, é isso que saberemos agora.
Se você recebe o benefício e tem dúvidas de como utilizar corretamente e se o Governo sabe se você realmente usou o dinheiro no botijão, então continue a leitura. Vamos te contar agora como funciona o programa, quais as regras de permanência e de adesão e como gastar. Confira.
O que é o Auxílio Gás?
O Auxílio Gás é um benefício do governo federal criado para ajudar famílias de baixa renda a comprar o botijão de gás de cozinha de 13 kg. O programa foi desenvolvido para reduzir o impacto do preço do gás no orçamento das famílias mais vulneráveis, garantindo acesso a esse item essencial para o dia a dia.
O benefício é pago a cada dois meses e corresponde a uma parte do valor médio do botijão, definido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). O pagamento é realizado junto com o Bolsa Família e depositado na conta digital do Caixa Tem ou em outros meios de recebimento disponíveis para programas sociais.
Para ter direito ao Auxílio Gás, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) e ter renda familiar mensal de até meio salário mínimo por pessoa. Além disso, famílias que já recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também podem ser contempladas. A prioridade é para mulheres chefes de família e vítimas de violência doméstica.
Quais as regras do Auxílio Gás?
Para receber o Auxílio Gás, você precisa cumprir alguns critérios estabelecidos pelo governo federal. As principais regras incluem:
- Ter cadastro atualizado no CadÚnico;
- Renda familiar de até meio salário mínimo;
- Beneficiário do BPC;
- O benefício é concedido prioritariamente para famílias com mulheres vítimas de violência doméstica sob medidas protetivas e famílias chefiadas por mulheres.
Como vimos, para se ter acesso ao benefício, você precisa cumprir algumas regras, ou seja, poderá entrar no benefício e deve se manter dentro das regras do Auxílio Gás para continuar recebendo.
Posso usar o Auxílio Gás para comprar outros produtos?
Sim. Você pode usar o auxílio gás para poder comprar outras coisas além do gás de cozinha tranquilamente. Depois que o dinheiro cai na conta, o Governo não tem como saber em que você o empregou.
Sabemos que o valor bimestral serve para ajudar as famílias a se manterem comprando gás de cozinha para preparar a comida. No entanto, pode utilizar para outro fim caso seja necessário.
Pois bem, agora você já sabe mais sobre as regras do Auxílio Gás e se pode utilizar o dinheiro em outros produtos. Compartilhe para que mais pessoas entendam sobre isso.