O Vale Gás Social vem ajudando milhares de famílias de baixa renda, e a segunda rodada de pagamentos já começou. Assim, as famílias com direito a esse benefício já podem usar os tickets para adquirir os botijões de gás, tão necessários para o preparo de alimentos nas casas.
Apesar de tão importante e benéfico para os beneficiários, muita gente ainda não conhece esse benefício e nem sequer sabe que tem direito a ele. Por esse motivo, hoje vamos explicar tudo sobre o assunto, então, leia até o final e confira.
O que é Vale Gás Social?
O Vale Gás Social é um benefício pago pelo governo do estado do Ceará para as famílias em estado de vulnerabilidade econômica. Segundo o governador Elmano de Freitas, esse programa investe mais de R$ 20 milhões para complementar o benefício federal.
Para ter direito ao auxílio, as pessoas devem estar inscritas no CadÚnico, ser beneficiário do Cartão Mais Infância Ceará ou do Bolsa Família. Ou seja, os mesmos critérios de elegibilidade para esses benefícios também se aplicam ao Vale Gás Social. Dentre esses critérios estão:
- Ter renda per capita igual ou inferior a R$ 218;
- Manter as crianças na escola e com as vacinas em dia;
- Gestantes devem fazer acompanhamento pré-natal;
- Crianças de 0 a 6 anos devem passar por acompanhamento nutricional, com pesagens em postos de saúde municipais.
Vale Gás Social e Auxílio Gás são a mesma coisa?
Vale Gás Social e Auxílio Gás não são a mesma coisa. Isso porque, como já vimos, enquanto o Vale Gás Social é um benefício estadual específico para os moradores do Ceará, o Auxílio Gás é um programa federal.
Desse modo, o Auxílio Gás é pago bimestralmente para todos os brasileiros elegíveis. Aliás, quem recebe Bolsa Família, recebe esse valor a mais a cada dois meses junto com o benefício refente ao PBF.
Já o Vale Gás Social sai 3 vezes por ano, para os cearenses, como forma de complemento ao auxílio federal.
Como receber o benefício?
Para receber o benefício, não é preciso se inscrever, pois o governo do Ceará usa os dados do CadÚnico para liberá-lo. Assim sendo, é preciso conferir se seu nome está entre os contemplados no seguinte endereço https://www.sps.ce.gov.br/wp-content/uploads/sites/16/2024/08/Lista-dos-beneficiarios-Vale-Gas_Agosto-2024.pdf.
Vale lembrar que o governo cearense repassa os tickets para as prefeituras do estado que, por sua vez, organiza a entrega para as famílias. Então, é preciso que cada cearense se dirija às agências do CRAS de suas cidades para retirar o seu.
De acordo com o governo do Ceará, 204.941 famílias devem receber o ticket referente à segunda etapa de pagamentos.
Se você recebe Bolsa Família, Cartão Mais Infância Ceará e/ou tem cadastro no CadÚnico, mas não está na lista para receber esse benefício, pode checar se seus dados estão atualizados no Cadastro Único. Para isso, pode usar o aplicativo e ver os alertas do CadÚnico ou então, se dirigir até o CRAS mais próximo.
Se você tem direito a receber, mas não está recebendo por conta de qualquer erro cadastral, pode resolvê-lo por lá.
Agora que você já sabe o que é e como receber o Vale Gás Social, verifique se seu nome está na lista e faça valer os seus direitos!