Pular para o conteúdo

Depósito do Vale Gás: confira as próximas datas

Compartilhe:
Imagem de uma "boca" de um fogão representando o Depósito do Vale Gás
IMAGEM - Maklay62

O depósito do Vale Gás deve ocorrer em breve e, com a aproximação do final de 2024, a expectativa para os 2 últimos pagamentos do ano só aumenta.

Sendo assim, cerca de 5,6 milhões de brasileiros deverão ser contemplados com o pagamento. No entanto, é sempre importante lembrar que o programa possui alguns critérios de elegibilidade específicos e,para receber, é necessário cumprir com todos eles.

Para saber mais sobre o depósito do Vale Gás, é só ficar com a gente até o final. Afinal, a seguir separamos todas as informações mais importantes a respeito do assunto. Boa leitura!

Saiba mais sobre o do Vale Gás 

O depósito do Vale acontece a cada 2 meses. Sendo assim, nesses 3 últimos meses de 2024, espera-se que os beneficiários recebam o valor pelo menos mais duas vezes.

O valor corresponde a uma média nacional do preço do botijão de gás de cozinha de 13 kg e gira em torno de R$ 100. Assim, as famílias contempladas recebem esse valor bimestralmente.

Entre os critérios para se eleger ao programa, está a necessidade de estar devidamente inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. Outro requisito importante é a faixa de renda, que não pode ultrapassar meio salário mínimo por pessoa do grupo familiar.

O último pagamento do Vale Gás aconteceu no mês de agosto, o que significa que o próximo calendário está previsto para este mês de outubro.

A saber, os pagamentos ocorrem de forma concomitante ao Bolsa Família, diretamente na poupança social digital dos titulares do benefício. Dessa forma, é possível movimentar o benefício através do aplicativo Caixa Tem.

Quem determina o valor do benefício?

Como já vimos, o valor do depósito do Vale Gás segue uma média nacional do preço do botijão de gás de cozinha de 13 kg. E quem faz a pesquisa e obtém essa média é a ANP (Agência Nacional do Petróleo).

A ANP leva em conta o preço do item em todas as cidades do Brasil. Com isso, é possível que o Governo Federal obtenha a média e adapte o valor do benefício, para suprir a necessidade das famílias mais pobres do país.

Apesar do Vale Gás ser pago juntamente ao Bolsa Família, receber um não significa que o cidadão está automaticamente elegível ao outro. Ou seja, esses são dois programas diferentes, que possuem regras e especificações distintas.

Próximos calendários de pagamento do Vale Gás

Para determinar as datas de depósito do Vale Gás, o Governo Federal e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, o MDS, que é responsável tanto pelo Auxílio Gás, quanto pelo Bolsa Família, utilizam um calendário específico.

E, embora ambos sigam o dígito final do Número de Identificação Social, o NIS, o depósito do Bolsa Família ocorre mensalmente, enquanto o Vale Gás é bimestral.

Depósito do Vale Gás de outubro

Seguindo o último dígito do NIS, o depósito do Vale Gás referente ao calendário do mês de outubro ficará da seguinte forma:

  • NIS final 1: Pagamento em 18 de outubro;
  • NIS final 2: Pagamento em 21 de outubro;
  • NIS final 3: Pagamento em 22 de outubro;
  • NIS final 4: Pagamento em 23 de outubro;
  • NIS final 5: Pagamento em 24 de outubro;
  • NIS final 6: Pagamento em 25 de outubro;
  • NIS final 7: Pagamento em 28 de outubro;
  • NIS final 8: Pagamento em 29 de outubro;
  • NIS final 9: Pagamento em 30 de outubro;
  • NIS final 0: Pagamento em 31 de outubro.

Calendário de pagamentos de dezembro 

O calendário de pagamentos do Vale Gás deverá chegar ao fim em dezembro, com o último depósito do ano. Contudo, em 2025, existe a possibilidade de que o programa passe por algumas mudanças.

Com isso, mais brasileiros deverão entrar para o programa e passando a disponibilizar um ticket, para que os beneficiários retirem o botijão diretamente e não mais recebam o valor do item em conta.

No entanto, enquanto essas mudanças não entram em prática, o depósito do Vale Gás continua seguindo o último dígito do NIS. Então, para dezembro, o calendário ficou assim:

  • NIS com final 1: Depósitos em 10 de dezembro;
  • NIS com final 2: Depósitos em 11 de dezembro;
  • NIS com final 3: Depósitos em 12 de dezembro;
  • NIS com final 4: Depósitos em 13 de dezembro;
  • NIS com final 5: Depósitos em 16 de dezembro;
  • NIS com final 6: Depósitos em 17 de dezembro;
  • NIS com final 7: Depósitos em 18 de dezembro;
  • NIS com final 8: Depósitos em 19 de dezembro;
  • NIS com final 9: Depósitos em 20 de dezembro;
  • NIS com final 0: Depósitos em 23 de dezembro.

Sendo assim, se você é beneficiário, fique atento ao calendário e às datas de depósito do Vale Gás, para não perder tempo na hora de retirar o benefício. Até a próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Nós usamos cookies e outras tecnologias, conforme nossa Política de Privacidade, para você ter a melhor experiência ao usar o nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com essas condições.