Estar atento às novas regras do CadÚnico é muito importante, seja para quem já recebe benefícios do Governo Federal, ou mesmo para quem deseja se beneficiar no futuro.
Afinal, o CadÚnico é a principal porta de entrada para os brasileiros de baixa renda que precisam de programas como o Bolsa Família, o Auxílio-Gás ou a Tarifa Social de Energia Elétrica, por exemplo, para manter suas famílias.
Então, para saber mais sobre as atualizações, não deixe de ler até o final e não perca nenhum detalhe importante. Boa leitura!
Saiba mais sobre o CadÚnico
O CadÚnico, ou Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, é uma iniciativa que visa incluir as famílias de baixa renda do país em programas de transferência de renda.
Assim sendo, para quem deseja receber esses benefícios, é muito importante estar atento às regras de elegibilidade para receber esses benefícios. Ou seja, é muito importante cumprir com todas as novas regras do CadÚnico.
E a fiscalização dos cadastros deve se intensificar durante o ano de 2024, de acordo com o Governo Federal. Isso porque, muitos brasileiros que não se encaixam nos critérios, têm recebido, de forma indevida, esses benefícios.
Uma das principais novidades é a obrigatoriedade da justificativa por conta da falta no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Novas regras do CadÚnico
Com as novas regras do CadÚnico será necessário que todos os estudantes que estão inscritos, justifiquem suas faltas na última edição do Enem. Ou seja, para manter a elegibilidade junto ao CadÚnico, essa nova regra deverá ser seguida à risca.
Essa é uma tentativa do Governo Federal de assegurar que as informações e dados estão corretos, além de que a distribuição dos recursos está sendo feita de forma adequada e somente quem realmente precisa está se beneficiando.
Principais mudanças
Uma das principais mudanças com a implementação das novas regras do CadÚnico é que, a partir de agora, todos os estudantes que não fizeram o Enem, precisarão justificar, de forma obrigatória, sua ausência.
Além disso, o não cumprimento dessa regra levará ao corte e ao bloqueio de qualquer benefício em nome da família do estudante. Entre os programas que poderão passar pelo corte, podemos citar o Bolsa Família, o Auxílio Brasil, entre outros.
Um outro programa que também será afetado pelo não cumprimento dessa nova regra é o Pé de Meia, destinado a estudantes de baixa renda, que estão cursando o Ensino Médio.
Sendo assim, se o aluno não fizer a prova do Enem, sem qualquer justificativa, poderá sofrer consequências, como o corte desse benefício
Como se adequar às novas regras do CadÚnico?
Se você é estudante e beneficiário de programas do CadÚnico, caso tenha faltado ao Exame Nacional do Ensino Médio, será necessário seguir alguns passos para regularizar sua situação.
Ou seja, você pode fazer sua justificativa pela internet, através do site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Contudo, é importante ressaltar que o prazo para realizar essa justificativa é de no México 60 dias depois do dia das provas.
Além disso, será necessário apresentar alguns documentos,a fim de comprovar a justificativa de sua ausência. Um atestado médico, um Boletim de Ocorrência, ou outros documentos podem ser necessários.