O Fies para CadÚnico é uma realidade e 56 mil vagas estão liberadas para aqueles que estão inscritos no Cadastro. Se você está cadastrado, mesmo que não receba Bolsa Família, terá direito a concorrer a uma delas.
Em seguida, vamos explica todos os detalhes para que você fique por dentro de como acontecerá a distribuição destas vagas, bem como outras informações importantes para você que é do CadÚnico e prestou o Enem!
O que é o FIES?
O FIES (Fundo de Financiamento Estudantil) é um programa do governo federal que oferece financiamento para estudantes cursarem o ensino superior em instituições privadas. Ele possibilita o pagamento das mensalidades de forma parcelada, com juros baixos ou zero, dependendo da modalidade, o que ajuda a acessar a educação superior.
O programa foi criado para ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior, especialmente para jovens de baixa renda. Ele oferece condições mais simples de financiamento, com prazos maiores para quitação e opções de carência após a conclusão do curso.
Saiba mais sobre o FIES Social
O FIES Social é uma modalidade do Fundo de Financiamento Estudantil que oferece financiamento de até 100% dos custos educacionais. Lançado em 2024, ele tem prioridade em atender os grupos historicamente excluídos, como pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, dando maior inclusão no ensino superior.
Com a criação do FIES Social, o governo ampliou o alcance do financiamento estudantil, promovendo justiça social e inclusão. Além de financiar integralmente os custos educacionais, a modalidade reserva vagas específicas para grupos vulneráveis, garantindo igualdade de oportunidades no acesso ao ensino superior. Em 2024, milhares de estudantes já aderiram ao programa, consolidando seu impacto positivo.
Saiba tudo sobre a liberação de vagas do FIES para CadÚnico
O FIES para CadÚnico é uma modalidade do Fundo de Financiamento Estudantil que destina 50% das vagas a candidatos cadastrados no CadÚnico e com renda familiar per capita de até meio salário mínimo.
Essa iniciativa vai aumentar muito o acesso ao ensino superior para famílias em situação de vulnerabilidade social.
Com a criação do FIES para CadÚnico, o governo reforçou o compromisso de atender estudantes de baixa renda que enfrentam barreiras econômicas para ingressar no ensino superior.
Ao reservar metade das vagas para beneficiários do CadÚnico, a modalidade direciona o financiamento para quem mais precisa, promovendo inclusão social e acesso à educação como ferramenta de transformação de vidas.
Agora você já sabe mais sobre o FIES para CadÚnico. Se você prestou o Enem, essa será uma grande ajuda para conquistar aquela vaga em uma universidade particular perto da sua casa.